Estilo de vida
25/06/2015 às 14:19•2 min de leitura
Há seis anos, o mundo perdia o Rei do Pop. Michael Jackson morria vítima de uma parada cardíaca atribuída ao excesso de medicação usada para dormir, aos 50 anos de idade. Ele influenciou gerações e continua sendo uma referência no cenário musical.
Para relembrar o cantor que foi um dos maiores ícones da música mundial, vamos enumerar 6 legados deixados por Michael Jackson:
O passo pode até não ter sido inventado pelo Rei do Pop, mas certamente foi com a habilidade de Michael Jackson que ele se popularizou. Há registros de moonwalks feitos na década de 1930!
Michael Jackson mostrou o passo pela primeira vez ao público em um especial de TV em 1983. Durante a música “Billie Jean”, ele surpreendeu a plateia do show com o passo que ficaria eternizado em sua carreira. Assista a performance abaixo:
O moonwalk pode ser uma das marcas registradas de Michael Jackson, mas de uma maneira geral ele arrasava nas coreografias. Os cantores pops dos últimos 30 anos devem muito ao Rei do Pop em termos de performance no palco. Jackson criava coreografias complexas e as executava como se fossem extremamente simples.
Seu truque de se inclinar até 45 graus em “Smooth Criminal” foi muito copiado e bastante especulado: como ele fazia isso sem cair? O segredo estava no tipo de sapato que ele usava, que se prendia no chão sem que a gente percebesse.
Michael Jackson dominava também a arte dos videoclipes. O de “Thriller”, por exemplo, era praticamente um curta-metragem de quase 14 minutos! O minuto final de “Black and White” utilizou o efeito morfo, para transformar o rosto das pessoas e foi uma das maiores inovações da época. “They Don’t Care About Us” trouxe o Rei do Pop para o Brasil, onde ele gravou em Salvador e no Rio de Janeiro.
Poucos artistas possuem uma marca visual tão marcante quanto Michael Jackson. Suas roupas eram sempre extravagante, carregadas de brilho e cores que fazem sucesso até hoje. A jaqueta vermelha usada pelo cantor no clipe de “Thriller” é copiada até hoje, mas a original foi leiloada em 2011 por US$ 1,8 milhão!
E ele tinha tanta autenticidade que podia usar uma única luva brilhante ser parecer brega...
Michael Jackson tem tantos recordes no Guinnes Book que inclui até o “recorde de pessoa com maior número de recordes”! Entre os registros mais famosos incluem:
Assista à entrevista legendada do ícone do pop para a Oprah em 1993:
Michael Jackson, enquanto vivo, estava afundado em dívidas. Porém, sua morte se tornou bastante lucrativa para a marca que leva seu nome. Em 2014, especula-se que ela tenha gerado cerca de US$ 150 milhões!
Via Em Resumo.