Cérebro humano é mapeado em 3D e oferece detalhes impressionantes
111
Compartilhamentos

Cérebro humano é mapeado em 3D e oferece detalhes impressionantes

Último Vídeo

O cérebro humano guarda mistérios que muitos cientistas e pesquisadores ainda não puderam compreender. Entretanto, um estudo recente promete fornecer maiores informações das complexas estruturas cerebrais com imagens em 3D, criando um mapa que pode ser 50 vezes mais detalhado do que os anteriores.

O atlas do cérebro, batizado de Big Brain, é composto por uma série de imagens que foram retiradas do órgão de uma senhora de 65 anos. Cada canto do cérebro foi reproduzido com a ajuda de mais de 7.400 imagens cerebrais, mais finas do que fios de cabelo. Todo processo de digitalização gerou cerca de 9 terabytes, ao longo de um período que demorou mais de 1.000 horas para se concretizar.  

Por dentro das engrenagens da mente

Esse modelo possui uma resolução de 20 micrometros e é capaz de proporcionar detalhes mais substanciais do que os scans cerebrais comuns. Os cientistas esperam que o Big Brain possa fornecer respostas e informações de certas regiões do cérebro com mais precisão do que nunca – fato que pode ajudar na pesquisa de inúmeros problemas neurais.

O mapa em 3D consegue expor quais são as estruturas neurais do cérebro e como elas se relecionam entre si, assim como cada uma das camadas e das regiões que são executoras de funções específicas. Entretanto, por se tratar de um cérebro de somente um humano, o Big Brain foi considerado mais como parte do Projeto do Cérebro Humano – estudo europeu que pretende criar um supercomputador para simular um cérebro –, do que um olhar final para o que nossas cabeças realmente armazenam.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.