
Quando as estações mudam, é aquele troca-troca dentro do armário. E não tem como evitar: as blusas de lã ficam renegadas a um canto, os vestidinhos ganham espaço e alguns sapatos voltam para suas caixas, enquanto outros ficam à mão para qualquer ocasião.
Mas esse é um processo que precisa ser feito com muita organização, caso contrário, a bagunça vai se instalando no guarda-roupa e chega a um ponto em que não é possível encontrar mais nada. Para evitar que isso aconteça com você, confira as dicas de arrumação da editora de moda da Vogue japonesa, Anna Dello Russo.
- Elimine as coisas velhas do seu armário, porque lixo só atrai mais lixo!
- De acordo com o Feng-Shui, você deve abrir espaço para revitalizar o seu guarda-roupa a cada estação.
- Guarde somente o look completo. No futuro, você não vai perder tempo procurando desesperadamente por uma das peças que compõe o visual.
- Compre apenas cabides finos, que não permitam que as peças escorreguem. Cabides de madeira largos e velhos ocupam muito espaço.
- Organize seu armário como uma biblioteca: cada espaço deve ser dedicado a um assunto, um item. Guarde casacos com casacos, vestidos com vestidos, calças com calças, saias com saias e assim por diante. Dessa maneira, você não corre o risco de comprar a mesma peça duas vezes.

- Diante de uma peça que você não sabe se deve guardar ou se é melhor livrar-se dela, pergunte a si mesma: as futuras gerações gostariam de ver isso? Siga os princípios da Geologia para organizar seu guarda-roupa: as pedras mais velhas devem ficar no fundo, já as mais novas devem se alojar nas camadas superiores. Ao abrir uma das portas do seu armário, você poderá ver a história da moda.
- Guarde bolsas e sapatos separados das roupas, cada item armazenado na caixa correspondente, com fotos que identifiquem as peças. Isso porque o cheiro natural do couro não combina com o cheiro dos tecidos.
- Mantenha as meias-calças nas embalagens originais. Não existe nada pior do que vestir meias que sofreram algum tipo de dano.
- Não esprema as peças no seu guarda-roupa: assim como as flores em um jardim, as roupas precisam de espaço! Você deve acomodar as peças da mesma maneira que são dispostas nas grandes lojas. Assim seu armário vai parecer muito mais convidativo e você nunca mais dirá a famosa frase: “Não tenho nada para vestir!”.
- Não utilize produtos antimofo – você não vai querer sair por aí cheirando naftalina!