
Ciência
05/12/2011 às 14:21•1 min de leitura
Fonte: yankodesign.com
Na hora de encarar as panelas, quem nunca teve dificuldades para escorrer os alimentos? Seja pela quantidade de recipientes necessários ou até mesmo pela alta temperatura de potes e panelas, separar o líquido do sólido – mesmo com o auxílio de um escorredor – não é uma das coisas mais simples de se fazer na cozinha.
Mas um grupo de designers acaba de criar uma peça que promete facilitar muito a vida dos amantes da culinária. Batizada de “Food Filter” ou, literalmente, “filtro de alimentos”, a peça adaptável é feita em gel de sílica, que permite uma maior maleabilidade do objeto para que ele se adapte em qualquer recipiente sem riscos de vazamentos e sem que a peça se solte e caia.
O objeto, que não tem nada de muito inovador ou sofisticado, consiste em um modelo dividido em três partes: o escorredor, que segura o alimento no recipiente e permite que o líquido seja retirado através de pequenos furos; uma base para que o líquido escorra sem fazer sujeiras e o apoio dobrável para fixar a peça na borda dos recipientes.
Por permitir a drenagem sem a necessidade de que o alimento seja retirado do pote em que se encontra, a peça facilita e otimiza o preparo na cozinha, evitando o uso de diversos recipientes para separar os alimentos. É o fim das queimaduras com vapor ou panelas quentes com a vantagem de ter bem menos louça suja no final do processo.
O “Food Filter” é produzido em diferentes tamanhos para poder atender a todas as necessidades. Não foram divulgadas informações sobre a comercialização do produto no Brasil.