Passe roupas com mais facilidade

09/02/2012 às 14:103 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Não é segredo nenhum que o trabalho de passar roupas é um dos mais entediantes entre as tarefas domésticas. No entanto, se você não tem uma diarista e cuida de tudo sozinha em casa, é difícil fugir dessa obrigação, sendo que aquela pilha de roupas lavadas só vai crescendo a cada dia.

Depois de você ficar dias “fingindo” que não vê aquela montanha de blusas, calças, camisetas e, as tão demoradas de passar, camisas, eis que tem uma hora que é preciso parar tudo para se dedicar a elas, deixando tudo lisinho e arrumado para guardar nos armários.

Mas, calma, existem diversas formas que podem facilitar o seu trabalho e ainda diminuir o tempo gasto nessa tarefa.

Truques essenciais

Fonte: Thinkstock

Separá-las por tipo de tecido, por exemplo, é uma delas. Tirando do monte de roupas aquelas que não precisam ser passadas, como as que são feitas em malha fria (como lingeries, camisolas, camisetas de academia), pode reduzi-lo bastante, deixando o visual da pilha bem mais “aceitável”.

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas tem muita gente que só separa enquanto já está passando, deixando o trabalho mais demorado.

Ter um bom ferro também é essencial. Esqueça os que são muito pesados, pois eles podem causar dor no braço, sendo ainda mais um fator “agravante” para você se cansar rápido da tarefa.

Escolha os modelos mais leves, modernos e com vapor, que facilita bastante para passar alguns tipos de tecidos.

Seja você uma principiante ou uma veterana nos serviços domésticos, é sempre importante também prestar atenção nas etiquetas das roupas, pois elas contêm instruções de lavagem e de qual a temperatura o tecido da roupa suporta. Dessa forma, você regula o ferro de acordo com as informações e evita danificar algumas peças ou até queimá-las.

Uma boa dica também é já facilitar o trabalho de passar quando for pendurar as roupas lavadas. Camisas e camisetas podem ser penduradas em cabides para evitar marcas e deformações, deixando o tecido mais fácil de passar. Se possível, evite o uso de pregadores em algumas peças para não marcar demais. E, quando for recolher as peças, já deixe todas dobradas e guarde as que não necessitam serem passadas.

Se algum tecido está difícil de ser alisado, borrife um pouco de um produto específico para passar ou use uma mistura de água com um pouquinho de amaciante. Isso vai facilitar o trabalho, fazendo o ferro deslizar melhor e alisando as fibras do tecido.

Fonte: Thinkstock

Camisetas que possuam estampas emborrachadas ou de silk screen devem ser passadas do avesso. Caso contrário, corre-se o risco de danificar os desenhos grudando o ferro quente neles.

Uma boa dica para desamassar roupas quando você viaja (e enche a mala de roupas) é pendurar a peça que você vai usar em um cabide e coloca-la no banheiro enquanto você toma banho. O vapor do chuveiro tem o poder de dar uma boa desamassada nos tecidos, sendo uma ótima solução quando falta um ferro por perto.

Uma das “vilãs” de muitas mulheres na hora de passar a roupa é a camisa social, sendo considerada a peça mais complicada e chata de passar. Mas, para passa-la não tem segredo, basta ter um pouquinho de paciência. Comece passando o colarinho para deixa-lo reto e plano. Feito isso, passe os punhos, as mangas e parte da frente, deixando para o final as costas. Depois é só dobrar o colarinho e pendurá-la num cabide.

Ficar atenta aos tipos de tecidos também é imprescindível para não errar na hora de passar. Cada um tem uma temperatura específica ou mesmo não necessita ser passado. Confira abaixo mais algumas dicas de como passar diferentes tipos de tecidos:

Fonte: Thinkstock

Nylon e lycra

Esse dois tecidos exigem muito cuidado ao passar, sendo que algumas peças produzidas com eles dispensam o alisamento. Caso esteja muito amarrotada, use o ferro em temperatura bem baixa, passando rápido em todas as áreas, pois rapidamente o material desamassa com facilidade.

Seda

Para não danificar o tecido tão fino e suave como o da seda, é indicado sempre passar a peça do avesso e sem vapor. Dessa forma, além de desamassar com segurança, o tecido também terá seu brilho preservado.

Tecidos sintéticos

As peças produzidas com tecidos sintéticos também devem ser passadas com o ferro numa temperatura de média a baixa, pois eles absorvem o calor mais rápido do que os outros e alisam facilmente.

Passe as peças com movimentos rápidos sem deixar o aparelho por muito tempo na mesma área. Tome cuidado para não deixar o ferro muito quente, pois passando com a temperatura alta, o tecido pode ficar brilhante.

Veludo

As peças de veludo devem ser passadas do avesso em temperatura média, podendo ser ligeiramente umedecido para facilitar o trabalho. Pode ser passado com vapor ligado na função extra.

Algodão

O algodão é um dos tecidos mais resistentes ao calor, podendo ser passado na temperatura alta com vapor para deslizar e alisar mais facilmente.

Jeans

O jeans também é um tecido bastante resistente ao calor do ferro, sendo indicado o uso de vapor para facilitar ainda mais o trabalho de passar.

Poliéster

Roupas produzidas em poliéster pedem uma temperatura mais alta na hora de passar, pois o tecido delas é mais rígido, desprendendo mais tempo para alisar. Por isso, deixe-as por último na pilha e na hora de passar use bastante vapor.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: