Alexei Volkov é provavelmente o último sujeito que você deveria “fechar” no trânsito. Isso porque certamente haverá consequências. Autointitulado “The Punisher” (O Justiceiro), Volkov “presenteia” todos os carros que se atravessam na sua frente em Zelenograd (Rússia) com uma bela “carimbada” na traseira. No total, ele admite já ter provocado deliberadamente “mais de 100 acidentes”.

Seja dia com neve ou uma noite chuvosa, o esquema de “tolerância zero” sempre se mantém — sem qualquer pedido de desculpas, naturalmente. Todas as ocorrências são ainda filmadas pela câmera de bordo de Volkov (confira acima) e, eventualmente, vão parar no YouTube.

Trata-se de um esforço para melhorar o trânsito? “A situação está gradualmente melhorando, graças ao meu trabalho educacional”, afirmou o motorista em entrevista ao site Red Hot Russia. Volkov destaca ainda que seus passageiros não tem nada do que reclamar, já que ninguém nunca se feriu durante as suas abordagens “didáticas”.

“O seguro que se vire”

Dada a abordagem “justiceira” de Volkov, a pergunta mais natural parece ser: “Bem, e o que pensa a viação responsável pelo coletivo?”. Em entrevista ao referido site, o motorista afirmou que, caso a culpa não seja sua, a gerência não se importa.

“O ônibus normalmente leva apenas danos menores”, disse ele. “Caso seja algo mais sério, eles apenas esperam pelo pagamento do seguro e então esperam pelos consertos.” Se isso vira moda, hein?