Depressão pós-festas: dia de hoje é considerado o pior do ano

06/01/2014 às 09:592 min de leitura

Depois de um belo descanso merecido, você voltou à rotina de trabalho hoje? Está sentindo aquela leve depressãozinha de segunda-feira intensificada por ser a primeira do ano? Pois esse sentimento chamado de “Blue Monday” em alguns países de língua inglesa pode mesmo ser ainda pior no dia de hoje, de acordo com algumas pesquisas.

Segundo o Daily Mail, a primeira segunda-feira do ano pode trazer, além de melancolia, início de processo de divórcios e maior frustração no trabalho. Nos países do Hemisfério Norte, este dia tem ainda maiores agravantes, como frio intenso, nevascas, céu cinzento e consequente aumento no número de casos de gripe.

Além de tudo isso, a primeira segundona de janeiro pode trazer com ela a lembrança de que temos várias contas a pagar, incluindo aquelas dos presentes de Natal que você jogou no cartão de crédito para esse mês. Portanto, motivos não faltam para as pessoas se sentirem deprimidas.

Pesquisas

A chamada “Blue Monday” (ou segunda-feira da depressão, em tradução livre) foi originalmente identificada em 2005 pelo acadêmico Cliff Arnall, que, a princípio, considerou a segunda-feira da última semana de janeiro. Ele calculou a data usando uma variedade de fatores, incluindo as condições meteorológicas, níveis de endividamento, resoluções frustradas de Ano Novo e o número de dias que se passaram desde o fim das férias de Natal.

No entanto, isso mudou ao longo dos últimos três anos, quando alguns pesquisadores analisaram mais de dois milhões de tweets postados pelos britânicos em janeiro à procura de uma linguagem negativa e frases indicando uma queda no humor, descobrindo que isso acontece bem no começo do mês.

Eles constataram que na primeira segunda de janeiro a probabilidade é de existir cerca de cinco vezes o número médio de tweets relacionados à culpa — por exemplo, em questões como as pessoas abandonam as suas promessas de perseguir um estilo de vida mais saudável.

Divórcio e trabalho

Fonte da imagem: Shutterstock

A análise, feita pela empresa de bebidas Upbeat, também prevê que as reclamações sobre o clima serão seis vezes maiores do que o normal. O dia de hoje, além disso, foi apelidado de segunda-feira do divórcio pelos advogados britânicos, pois é o dia mais popular do ano para iniciar esse processo, sendo o mês de janeiro o mais movimentado nos tribunais.

De acordo com o site britânico especialista em assuntos de divórcio, Depot.co.uk,  cerca de  1,8 milhão de casais entraram em conflito durante os dias de festa de final de ano. Os pesquisadores do site pediram a mil pessoas para citar os fatores que causaram tensão conjugal durante o Natal e as respostas foram: pressão financeira, o excesso de álcool, desentendimentos com os sogros e grandes discussões.

De acordo com Ruth Sutherland, chefe-executiva de uma empresa de aconselhamento de relacionamentos, o início do ano é um momento em que as pessoas avaliam a forma como a vida está e isso pode fazer com que elas pensem mais intensamente sobre como as relações estão se saindo.

O Instituto de Liderança e Gestão da Grã-Bretanha também constatou que a maioria dos trabalhadores estava insatisfeita com o seu trabalho atual, sendo que um em cada cinco deles planeja mudar de carreira neste ano com quase 80% querendo trocar de empresa. E você, está se sentindo triste ou feliz com um ano novinho em folha para escrever uma nova história?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: