10 coisas e pessoas que estão completando 50 anos

17/03/2014 às 07:454 min de leitura

O ano de 1964 foi marcado por grandes acontecimentos, descobertas, invenções e pelo nascimento de pessoas que, de alguma forma, mudaram o mundo da política, entretenimento e da ciência.

No cinema, enquanto as crianças do mundo inteiro se divertiam com o lançamento do filme Mary Poppins, da Disney, o Brasil via o sucesso de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, longa que foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes — ao mesmo tempo em que os brasileiros passavam pelo conturbado período do golpe militar.  

Na música, a febre beatlemaníaca toma conta do mundo em 1964 com a invasão britânica do rock dos quatro garotos de Liverpool, sem se esquecer também do sucesso dos Rolling Stones, que lançaram o seu álbum de estreia nesse mesmo ano. Todos esses eventos estão completando 50 anos em 2014. Além deles, muitos outros acontecimentos, pessoas e criações estão comemorando aniversário. Confira abaixo.

1 – O fato de que fumar poderia ser prejudicial

Fonte da imagem: Shutterstock

Apesar de ainda ter sido considerado charmoso e símbolo de status até os anos 1980, o ato de fumar já dava sinais de que não fazia nada bem em 1964.

Foi nesse ano que o cirurgião geral Leonidas Luther Terry lançou “Fumo e Saúde: Relatório do Comitê Consultivo para a Cirurgia Geral dos Estados Unidos”, que foi um documento marcante na época, detalhando os riscos do tabagismo. A indústria do tabaco não ficou nada satisfeita.

2 – A invasão britânica do rock

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

Como dito acima, o ano de 1964 foi marcado pelo auge da histeria das fãs da banda que mudou a história do rock mundial. Com diversos singles gravados e com grande sucesso nas apresentações na Inglaterra desde 1962, foi apenas dois anos depois que John, Paul, George e Ringo se apresentaram pela primeira vez nos Estados Unidos, no programa de Ed Sullivan.

A invasão britânica em território norte-americano também contou com o sucesso crescente dos Rolling Stones, que lançaram o primeiro álbum nesse ano e fizeram a sua primeira turnê de show pelos Estados Unidos.

3 – O Ford Mustang

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

O primeiro carro dos "cavalinhos", o Mustang 1965 (lançado em abril de 1964, e assim apelidado de modelo "1964 ½" por colecionadores) foi o lançamento de maior sucesso da Ford, desde o Modelo A, em 1927.

4 – Celebridades cinquentonas

Sandra Bullock no Oscar 2014 Fonte da imagem: Reprodução/popsugar

Diversas personalidades famosas do cinema, TV, política e da música estão completando cinquenta anos em 2014, e muitas delas nem aparentam. Por exemplo, as atrizes Sandra Bullock e Courtney Cox (A Monica da série de TV “Friends”).

Entre muitas outras, quem já comemorou — ou ainda vai festejar — os cinquentinhas esse ano é Michelle Obama, Nicolas Cage, Lenny Kravitz, Eddie Vedder (Pearl Jam), Chris Cornell (Soundgarden e Audioslave), Keanu Reeves, Russel Crowe, Monica Belucci, Patrícia Pillar, João Gordo e Dinho Ouro Preto.

5 – A Fantástica Fábrica de Chocolates

A primeira edição do livro Fonte da imagem: Reprodução/Bauman Rare Books

A história de Charlie, o ticket dourado e a incrível fábrica do gênio (e lunático) Willy Wonka também está completando cinquenta anos. O livro “Charlie and the Chocolate Factory”, do autor britânico Roald Dahl, foi publicado em 1964 e só ganhou a sua primeira versão para os cinemas em 1971.

A segunda versão cinematográfica veio em 2005, tendo o ator Johnny Depp como o proprietário da fábrica. Além do sucesso dos filmes, a marca de chocolates Wonka se tornou real, sendo licenciada pela Nestlé S.A.

6 – Telas de plasma

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

Embora a TV de tubo (de raios catódicos) ainda fosse novidade para muita gente em 1964, os especialistas em tecnologia já estavam bem à frente em suas pesquisas. Com isso, o painel de televisores de tela plana com display de plasma foi inventado em julho daquele mesmo ano na Universidade de Illinois. Essa você nem imaginava, não é mesmo?

7 – Telas de cristal líquido (LCD)

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

Assim como a tela de plasma, as de cristal líquido também foram inventadas em 1964. O conhecido LCD foi criado alguns anos antes pelo escocês, George Gray. Porém, foi o cientista de Princeton, George H. Heilmeier, quem descobriu o modo de espalhamento dinâmico (DSM) naquele ano, aperfeiçoando o processo e levando aos primeiros trabalhos com telas de LCD.

8 – Jonny Quest

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

A série de desenho animado estreou em 1964 no horário nobre para depois ser exibida nas tardes de sábado no canal CBS. Na primeira temporada, Jonny e sua gangue se deparam com um lobisomem, um general gung-ho, um gigante invisível e muitos dinossauros.

9 – Fotos da Lua

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

Quatro anos depois de o presidente John F. Kennedy (morto em 1963) colocar em ação o plano espacial de visitas ao solo lunar, o satélite Rangers capturou as primeiras imagens da superfície da Lua clicadas por uma nave espacial.

10 – A Família Adams

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

O seriado lendário, com base na família dos macabros quadrinhos de Charles Addams no jornal New Yorker, nunca foi um sucesso estrondoso nos Estados Unidos, mas ganhou uma legião de fãs décadas depois e status de série cult.  

Com apenas duas temporadas, de 1964 a 1966, somando 64 episódios em preto e branco, a Família Addams tinha o senso de humor negro de seu criador. O que muita gente não sabe é que a série foi até considerada amaldiçoada, pois a maioria do elenco original morreu em um período de 20 anos após a estreia do primeiro episódio.

John Astin, que interpretou o Gomez, e Felix Silla, que atuou como Primo Itt (Primo Coisa), são os únicos membros do elenco adulto que ainda estão vivos. A história da família virou filme em 1991, quando se tornou ainda mais conhecida mundialmente, tendo sequências em 1993 e 1998.

Mais alguns cinquentinhas de 2014:

 

  • A série “Os Monstros”
  • A série “A Feiticeira”
  • O boneco G.I. Joe

 

Fonte da imagem: Reprodução/Mentalfloss

  • Laser de dióxido de carbono
  • A primeira convenção de quadrinhos
  • A série “Flipper”
  • A sentença de prisão de Nelson Mandela
  • Jackson 5
  • A linguagem BASIC de programação
  • O personagem Demolidor da Marvel Comics 
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: