Conheça 14 das regras secretas para funcionários da Disney

06/10/2014 às 10:044 min de leitura

A Disney tem parques espalhados não só pelos Estados Unidos, mas também na França, Hong Kong e Japão, e os seus funcionários devem seguir algumas regras para manter seus empregos e para manter o clima de fantasia proposto pela marca.

Principalmente em parques como o Magic Kingdom e Epcot Center, de Orlando, além da Disneyland da Califórnia, onde os icônicos personagens circulam com maior intensidade, essas medidas se aplicam mais fortemente.

Entre as regras gerais do quesito comportamento estão não mascar chicletes, não usar celulares, não ficar carrancudo, estar sempre com boa postura e não fumar, é claro. Confira mais algumas que abrangem também outros fatores logo abaixo:

1 – Membros do elenco

Imagine ser o membro de um elenco sem nem mesmo ser um ator ou dançarino de algum filme ou espetáculo? Pois, lá na Disney, cada empregado é tratado dessa maneira, como um membro do elenco do mundo da fantasia. Desde os próprios personagens até os que trabalham nas lanchonetes, operadores de atrações e pessoal da limpeza.

2 – Eles sabem tudo

Todos os membros do elenco são treinados para saber todas as respostas para as perguntas de um visitante. Nunca é permitido dizer "eu não sei." Se uma pessoa faz uma pergunta que o funcionário não saiba a resposta, eles têm que pegar um telefone e ligar para um operador para tirar a dúvida.

3 – Pelos faciais

Sabe aquele bigodinho meio ralo que alguns rapazes insistem em cultivar, principalmente na adolescência? Lá na Disney, os funcionários não podem utilizar esse estilo, nem barba por fazer.

Todos os pelos faciais dos membros masculinos do elenco têm que ser totalmente crescidos e bem aparados. Se não estiverem assim, é melhor deixar a cara limpa. Além disso, nada de barbas em formatos diferentes e os bigodes não podem se estender por cima dos lábios ou além dos cantos da boca.

4 – Restrições com os cabelos

Se você tem cabelos com dreads, compridão rock and roll ou cultiva aquele mullets e gostaria de trabalhar na Disney, provavelmente terá que abdicar desses estilos. Os funcionários devem seguir um código restrito para estarem com as madeixas adequadas às regras da empresa:

Para os homens:

  • O cabelo deve ser cortado ordenadamente na parte de trás e dos lados, não se estendendo sobre as orelhas ou colarinho da camisa;
  • Para eles, é permitido cabeça raspada, mas não sobrancelhas raspadas (alguém faz isso?);
  • Estilos trançados conservadores afro são permitidos, mas sem contas ou ornamentação.
  • Esconder penteados inadequados sob um chapéu ou colocando o cabelo atrás das orelhas não é permitido.

Para as mulheres:

  • O cabelo deve ser bem penteado e de corte clássico, que seja fácil de manter o estilo;
  • Se o cabelo é muito comprido e cai no rosto durante o trabalho, ele deve ser preso para trás;
  • Penteados afro trançados convencionais são permitidos, mas sem contas, miçangas ou outra ornamentação;
  • Cabeça ou sobrancelhas raspadas são estritamente proibidas para mulheres.

5 – Autógrafos

Os membros do elenco que interpretam personagens passam por vários treinamentos, sendo que um deles é o de autógrafos. Por exemplo, todos os Mickeys devem ter o autógrafo idêntico um do outro, além de seguir todas as outras orientações de comportamento do personagem. Assim, não importa quem está no traje, pois a experiência é sempre a mesma.

6 – Média de altura

Para trabalhar como uma das personagens femininas — como a Branca de Neve, Cinderela, Jasmine — há uma exigência de altura que deve ser de 1,62 a 1,72 m. Já para interpretar personagens como Alice e Wendy, que são meninas adolescentes, as moças podem ser mais baixinhas, tendo em média entre 1,50 a 1,58 de altura.

7 – Unhas adequadas

Nada de unhas muito compridas, pintadas e muito menos decoradas para as funcionárias da Disney. Em se tratando dos homens, eles também devem tê-las bem aparadas e limpas.

8 – Os limites da arte corporal

Se você é um adepto da arte corporal, a Disney não é lugar para você trabalhar. Em suas dependências, os funcionários não podem ter tatuagens visíveis, piercings na língua ou em alguma outra parte do rosto e muito menos alargadores nas orelhas. Implantes sob a pele também não são permitidos.  

9 – Óculos

Para os membros do elenco que usam óculos, é necessário adaptá-los com as regras da Disney. As armações e lentes não podem exibir logotipos ou marcas. Além disso, a cor e a estrutura devem ser convencionais.

10 – Recolha o lixo

Todos os parques da Disney estão sempre limpos e há uma razão para isso. Além, obviamente, do trabalho das equipes de limpeza e manutenção, todo e qualquer funcionário é responsável por recolher lixo do chão ou de qualquer outro local, como bancos e gramados.

Mas, eles não podem fazer isso bruscamente, parando e abaixando para pegar o detrito. As regras dizem que esse recolhimento do lixo deve ser feito da forma mais discreta possível ou até graciosa, para que quase ninguém perceba.

11 – Sem apontar

Se você perguntar a um membro do elenco onde fica um lugar específico, preste atenção na forma como ele aponta. Você vai perceber que ele faz isso geralmente com um gesto com a mão inteira ou com dois dedos. Eles nunca apontam para uma direção com um dedo só, porque em algumas culturas isso é considerado ofensivo.

12 – Regras nas redes sociais

Se você trabalha na Disney, você não pode falar sobre o que faz em todas as plataformas de mídia social. Os membros do elenco que interpretam personagens não estão autorizados a falar sobre seus papéis em redes sociais durante o seu emprego. Não só eles são proibidos de postar seu cargo, como também o trabalho que o envolve. Nada de selfies com as princesas, galera!

13 – Palavras em código

Assim como é praticado em algumas profissões, os funcionários da Disney também se comunicam com alguns códigos para descrever algumas situações. Por exemplo, se um visitante vomitava em alguma área do parque ou atração, os membros do elenco costumavam chamar a ocorrência de "derramamento de proteína”. Agora a situação é apenas chamada de "Código V”.

14 – Se manter no personagem  

Assim que veste o traje de um personagem, um membro do elenco da Disney deve manter o comportamento de fantasia, brincando com os visitantes, tirando fotos, fazendo os trejeitos específicos e tudo mais.

Além disso, para ele, o que deve existir é o universo Disney de magia, sendo que nada de fora deva ser do seu conhecimento. Por exemplo, nada de perguntar sobre o Bob Esponja ou sobre o Finn e o Jake para um personagem da Disney. Para ele, nada disso existe.

* * *

Você já trabalhou ou conhece alguém que foi funcionário da Disney? Conte para nós como foi!

Fonte

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: