Carvalho polonês de 650 anos de idade é eleito a Árvore do Ano

28/03/2017 às 11:471 min de leitura

Árvores centenárias possuem uma beleza ímpar: além da imponência, elas “presenciaram” acontecimentos históricos. Desde 2011, uma competição europeia elege a Árvore do Ano e, em 2017, a vitória foi para um carvalho polonês com cerca de 650 anos de idade. Ele recebeu 17.597 votos, superando os 16.203 de uma árvore do mesmo tipo localizada no Reino Unido.

A competição contava com árvores de 16 países e acabou vencida por Oak Józef – sim, o carvalho polonês possui até nome! O centenário faz parte da história do país, tanto que apareceu em uma nota de dinheiro no ano de 1934. Ele também serviu de abrigo para dois irmãos judeus que fugiam da perseguição nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Nota de 100 zloty com o carvalho Oak Józef

Segundo historiadores, o interior da árvore acomodava tranquilamente os irmãos, sendo que a parte de cima servia até como uma torre de vigia. O destino de ambos é desconhecido após o fim do conflito, mas se sabe que eles sobreviveram à guerra.

Confira outras fotos de Oak Józef:

Galeria 1

Outras finalistas

Carvalho de Brimmon

Segundo colocado, o carvalho possui 500 anos de idade e está localizado no Reino Unido.

Tilia

Em terceiro lugar ficou esta tilia de 800 anos de idade, localizada na República Tcheca, entre uma mansão e um antigo cemitério.

Céron Park Saman

Esta árvore da chuva, também chamada de chorona, localizada em uma ilha na França, possui 300 anos de vida e é uma guerreira: já sobreviveu a furacões que atingiram o local!

Sycamore Gap

Este sicômoro ficou muito famoso por aparecer no filme "Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões", em 1991, e agora é a atração mais fotografada do Parque Nacional de Northumberland, no Reino Unido. Ele fecha o Top 5.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: