De acordo com o site mother nature network, a maior fazenda vertical — e coberta — do mundo acaba de ser inaugurada nos subúrbios de Chicago, nos EUA, contando com uma área de mais de 8.300 metros quadrados. A estrutura, batizada de FarmedHere, ocupa um antigo armazém com vários andares, integrando a aquaponia e a aeroponia para produzir diversos tipos de hortaliças.

Fonte da imagem: Reprodução/FarmedHere

A aquaponia é uma atividade que envolve a criação de pescados associada à produção de vegetais que, no caso da FarmedHere, é empregada através de tanques de tilápia que servem para purificar a água e enriquecê-la com fertilizantes. Já a aeroponia é um sistema de cultivo que mantém as plantas suspensas no ar sem o uso de solo, mantendo as hortaliças vivas através de uma solução nutritiva “borrifada” diretamente nas raízes.

Segundo a CEO da fazenda, Jolanta Hardej, uma projeção aponta que a FarmedHere deve, eventualmente, produzir mais de 450 toneladas de hortaliças orgânicas por ano, além de gerar centenas de novos empregos. O investimento inicial foi de US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil), e a ideia pode ser uma opção para a crescente falta de espaço nos grandes centros urbanos e para a ocupação de grandes estruturas que se encontram desativadas. E você, leitor, o que acha?