Como o jeito que você anda pode aumentar as chances de ser assaltado?

08/11/2013 às 14:512 min de leitura

Infelizmente em nosso país as chances de ser assaltado são bem grandes conforme os locais em que você está e em que horário. Claro que esses infortúnios podem ocorrer sem um lugar específico ou horário, porém existem aquelas partes das cidades que sabemos que são um tanto perigosas.

O melhor que você pode fazer é evitar andar nessas regiões ou passar por elas em outros horários – entretanto, caso aquele seja seu único caminho, você pode fazer uso de um truque para parecer mais seguro e evitar possíveis assaltos: mudar o jeito de andar. Quando andamos sozinhos por lugares sinistros, o melhor que podemos fazer é parecer seguros.

Sem brechas para assaltos

O jeito que você se move pode denunciar aos possíveis assaltantes se você possui algo de valor, se se sente acuado em determinadas situações. É por isso que parece que alguns indivíduos são assaltados repetidamente, pois normalmente apresentam o mesmo tipo de comportamento. Dois psicólogos de Nova York, Betty Grayson e Morris Stein, estudaram através de câmeras localizadas nas principais ruas da cidade quais são as características das vítimas escolhidas.

Além disso, entrevistas com os assaltantes que foram presos completaram as análises feitas pelos vídeos. Segundo os próprios assaltantes, eles escolhem as suas vítimas com base na facilidade de ataque. Os números que mais se repetiram foram as mulheres com 30 anos ou mais. Com base nos vídeos e com a ajuda de especialistas em movimentos corporais, as pessoas que andavam com menos coordenação eram as escolhidas.

Posteriormente, outro grupo de especialistas, liderado por Lucy Johnston, fez um estudo mais elaborado. Lucy utilizou uma técnica chamada Point Light Walker (você pode acessar o modelo digital ao clicar aqui), em que pôde verificar com melhor precisão quais partes do corpo que são alteradas durante os movimentos.

Ande desse jeito

De acordo com Johnston, o jeito que você anda aumenta o grau de vulnerabilidade aos assaltos (claro, junto com mais inúmeros outros fatores que já mencionamos). Fatores como velocidade dos movimentos e intensidade de força dos gestos fizeram com que as pessoas parecessem menos vulneráveis nos testes, que foram aplicados em voluntários e analisados por especialistas.

As mudanças do jeito de andar são sutis e podem não ser determinantes dependendo de onde estamos, porém segundo esses estudos elas ajudam a prevenir prováveis assaltos. Caso esteja em algum lugar sinistro, procure andar de modo mais enérgico, com movimentos que demonstrem segurança e confiança – por mais que você realmente não se sinta assim.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: