04
Compartilhamentos

ONU revela quais são as principais armas com que se cometem homicídios

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório mostrando que 4 em cada 10 homicídios ocorridos em todo o mundo foram cometidos com armas de fogo – algo que não deve ser tão surpreendente assim. O mais impactante, porém, é quando visualizamos o mundo de maneira segmentada: nas Américas, as armas de fogo são responsáveis por 66% dos crimes, enquanto na Europa esse índice cai para apenas 13%!

Grande parte desse resultado acontece por conta da liberação das armas de fogo nos Estados Unidos, que é o líder mundial no segmento. São 112,6 armas para cada grupo de 100 habitantes. É isso mesmo: a quantidade de armamento já superou a população desse país! Para efeito de comparação, em segundo lugar fica o Iêmen, com “apenas” 54,8 armas para cada 100 pessoas.

Apesar de o estudo indicar que existe, sim, uma relação causal entre a disponibilidade das armas e a quantidade de homicídios, a ONU alerta que ele não é totalmente conclusivo. A pesquisa também mostra que a maioria dos crimes (55%) na Oceania são cometidos por arma branca e que 54% dos homicídios na Europa possuem outros “agentes”, como envenenamento, estrangulamento e crimes cometidos por impacto.

Gráfico exibe as principais armas para cometer assassinatos

***

Você é a favor do porte de armas? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.