Veja por que as comidas que aparecem em fotos e anúncios são tão perfeitas

30/07/2019 às 06:002 min de leitura

Depois de ir a um restaurante, você já se sentiu decepcionado ao comparar o prato que foi servido com o que aparece nas propagandas? Ou, ainda, após passar várias horas preparando aquela comidinha toda elaborada, o resultado não ficou — nem de longe — parecido com o que você viu nas fotos que acompanhavam a receita? Não fique chateado, pois, se os alimentos fossem preparados tal como são feitos para as imagens, a coisa toda seria pra lá de indigesta.

Segundo o pessoal do portal Época Negócios, Minkhy Le — um designer, ilustrador e produtor de vídeos australiano — resolveu descobrir como os alimentos que aparecem nos anúncios e livros de receitas são produzidos e revelar para todo mundo por que é que eles raramente correspondem com a realidade.

Superprodução

De acordo com o pessoal do Época Negócios, Minkhy fez um curso com Denise Vivaldo, uma renomada profissional especializada em preparar alimentos para sessões fotográficas. Depois, o australiano usou as dicas que aprendeu com Denise para criar uma série de vídeos chamada “Real Food But Not Really” — ou “Comida de Verdade, Mas Não Muito” em tradução livre.

Minkhy produziu três filmes que revelam como é a preparação de um hambúrguer, um sorvete e um refrigerante que serão usados em anúncios e ilustrações. Assista ao primeiro deles a seguir:

Para o lanche ficar bonito e apetitoso, primeiro a carne não é completamente grelhada, mas sim dourada apenas em alguns pontos estratégicos. Além disso, as marcas da grelha são aplicadas a mão e uma a uma, e o hambúrguer ainda recebe uma camada de corante para ficar da cor certa.

Os picles, alface e tomates são presos com alfinetes, e recebem bolas de algodão para dar volume ao conjunto. E, para finalizar, o ketchup é espalhado cuidadosamente com uma seringa. Quer ver como aqueles sorvetes de dar água na boca são preparados? Confira:

Como você viu, nem sequer é usado sorvete de verdade na produção, mas uma massa feita com açúcar de confeiteiro e um creme usado como cobertura para bolos — que não derrete e, além de contar com uma textura mais uniforme, pode ser modelada. Neste caso, assim como o ketchup do hambúrguer, a calda também foi aplicada com uma seringa e, para completar a produção, foram acrescentados confeitos coloridos. Vamos à preparação do refri?

Bem, toda aquela “refrescância” que percebemos em fotos e propagandas não passa de pura criação! Primeiro que o copo é besuntado com uma substância oleosa — no saco do vídeo, foi usado um produto para modelar cabelos — e depois borrifado com glicerina para contar com aquelas características gotinhas. Os gelos também são de mentirinha, assim como o próprio refrigerante, que não passa de água com gás com corante alimentício.

Texto publicado em 02/02/2015.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: