Artes/cultura
22/01/2013 às 13:22•1 min de leitura
Mônica completa 50 anos de existência em março de 2013 (Fonte da imagem: Divulgação/Turma da Mônica)
As revistas de história em quadrinhos do grupo Maurício de Sousa continuam sendo um grande sucesso editorial, principalmente após o lançamento da Turma da Mônica Jovem. A nova série teve 60% dos exemplares da primeira edição vendidos em apenas uma semana e, hoje, cerca de 400 mil cópias do título são vendidas mensalmente segundo o site Bleeding Cool.
Além disso, há mais um número bastante especial nas marcas de sucesso da empresa: Mônica, a personagem principal da revista, completa 50 anos de existência em março de 2013. Inspirada na filha do próprio cartunista, a personagem nasceu em 1963, nas tirinhas do Cebolinha. Mais tarde, a prática viria a se repetir, e as irmãs da Mônica de verdade serviriam de inspiração para que Maurício de Sousa criasse Magali e Maria Cebolinha.
Em matéria publicada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a verdadeira Mônica conta que estava com apenas três anos de idade quando seu pai criou a personagem dentucinha e de vestido vermelho. Por isso, ela demorou um pouco para ter noção de que realmente havia inspirado uma personagem famosa, cujas revistas já foram publicadas em 120 países.
Neste ano, diversas cidades do Brasil receberão programações especiais em comemoração ao aniversário da personagem. Em março, por exemplo, a peça “Romeu e Julieta”, montada nos anos 80, será apresentada em locais ainda a serem definidos. Além disso, será feito um bolo de 50 metros de comprimento para comemorar a data, algo que a Magali certamente aprova.