10 coisas que talvez você não saiba sobre Thor

04/11/2013 às 08:353 min de leitura

Com a estreia de “Thor: O Mundo Sombrio” nos cinemas, o segundo filme do personagem da Marvel Comics (além da participação em “Os Vingadores”) traz de volta aos holofotes mais fatos surpreendentes sobre o Deus do Trovão e o reino de Asgard, os quais talvez você ainda não conheça.

De longe um dos personagens mais interessantes da Marvel, o guerreiro Thor tem certamente uma rica trajetória a ser explorada, incluindo a sua origem nos quadrinhos, sua jornada no cinema, detalhes de produção e escolha do elenco, além de outras curiosidades que você vê a seguir. Confira!  

1– Poderia ter sido Brad Pitt

Fonte da imagem: Reprodução/First Showing

Hoje você considera Chris Hemsworth perfeito no papel de Thor, certo? Mas tudo poderia ter sido bem diferente. Entre os primeiros atores cotados para interpretar o filho de Odin, estavam Kevin McKidd, Channing Tatum e até mesmo Brad Pitt! Outro ator que foi convidado, em 2008, a interpretar Thor, mas que recusou a oferta devido aos seus compromissos com James Bond, foi Daniel Craig. Você acha que combinaria?

2 – O teste de Loki

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Você sabia que Tom Hiddleston fez o teste para o papel de Thor antes de ele ser contemplado com o personagem de seu irmão maquiavélico? Depois de aceito, Tom se inspirou em alguns personagens clássicos para interpretar Loki.

Uma de suas influências foi a do traidor Cassius de Júlio César, de William Shakespeare. Além da inspiração, Hiddleston também queria dar ao personagem uma aparência esquálida e faminta. Para isso, ele passou por uma intensa dieta restritiva e treinou capoeira durante alguns meses.  

3 – A estreia do personagem

Fonte da imagem: Reprodução/IGN

O personagem Thor fez a sua primeira aparição na edição nº 83 dos quadrinhos Journey Into Mystery, publicada em agosto de 1962. Criado por Stan Lee e desenhado por Jack Kirby, Thor se tornou tão popular que ultrapassou a fama de outros heróis. Ele surgiu depois de Stan Lee observar que dificilmente outro personagem seria capaz de superar o poder do Hulk. Então, ele criou um que não é humano, mas sim um deus.

4 – Alerta científico

Fonte da imagem: Reprodução/Therpf

Se você está disposto a ignorar alguns fatos cientificamente inadequados na história de Thor, saiba que a parte que diz respeito ao martelo mágico Mjolnir ter sido forjado dentro de uma estrela não é totalmente fantasiosa.

Quando uma grande estrela morre em uma supernova, seus restos podem entrar em colapso para formar uma estrela de nêutrons, o que potencialmente pode condensar a massa do tamanho do Sol em uma do tamanho de uma cidade, fenômeno conhecido como “neutronium”. Os cientistas acham que mesmo um punhado desse material pesaria “milhares de milhões de toneladas”, o que explicaria por que o martelo de Thor é tão poderoso.

5 – História original

Fonte da imagem: Reprodução/IGN

O plano original para a adaptação do filme de Thor era usar tanto o caráter mitológico do personagem quanto seu alter ego humano Donald Blake, um médico manco. Nos quadrinhos, Blake encontra uma bengala em uma caverna na Noruega e se transforma no Deus do Trovão.

O enredo foi abandonado para a produção cinematográfica, mas Thor fornece a falsa identidade “Donald Blake” para Jane Foster (Natalie Portman) em uma cena do primeiro filme.

6 – Projeto

Mark Protosevich Fonte da imagem: Reprodução/IMDB

O primeiro projeto de Thor para o cinema foi escrito em 2006 por Mark Protosevich e se tratava de uma história de origem bastante épica descrita como o conto de um "Deus do Antigo Testamento, que se torna um do novo Testamento".

Com um roteiro exigente em efeitos especiais, o valor estimado de custos era de 300 milhões de dólares, mas foi cancelado. A produção foi retomada com modificações em 2009 com outros roteiristas, quando o elenco foi escalado e começaram as gravações para o filme lançado em 2011.

7 – Maçãs

Fonte da imagem: Reprodução/Comic Vine

Thor e sua turma na verdade não são bem deuses, mas seres incrivelmente poderosos que se consideram como tais, mas não são imortais. E você sabe como eles mantêm o seu poder? Nos quadrinhos, Thor e seus companheiros asgardianos comem regularmente as maçãs douradas de Idunn. Talvez a versão moderna do herói carregue consigo algumas barrinhas de maçã energética para ser mais prático durante as batalhas.

8 – Malhação pesada

Fonte da imagem: Reprodução/Project Thor

Chris Hemsworth teve de suportar uma rotina de exercícios pesada quando ganhou o papel de Thor. Para o primeiro filme, foram seis meses de exercícios intensos diariamente e uma dieta com ovos, frango, arroz, carne e bebidas de proteína. Na época, Hemsworth disse que consumia o seu próprio peso corporal em proteína. Parece que deu certo, não é verdade? Olhem o antes e depois na foto acima.

9 – Cabras

Fonte da imagem: Reprodução/IGN

Existe um detalhe curioso dos quadrinhos de Thor que foi deixado de fora das versões cinematográficas, talvez por ser meio inviável ou meio esquisito mesmo. Nos quadrinhos, Thor tem um poderoso carro cósmico puxado por duas cabras! E elas têm nome: Toothgnasher e Toothgrinder, as cabras místicas que também têm o poder de renascer.  

10 – Encontro antigo

Fonte da imagem: Reprodução/IGN

O filme de 2011, dirigido por Keneth Branagh, não foi o primeiro a mostrar o Deus do Trovão. Thor teve um grande papel coadjuvante no filme feito para a TV de 1988, “O Incrível Hulk Retorna”, interpretado por Eric Allan Kramer junto ao gigante verde de Lou Ferrigno. 

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: