Fukushima poderá ser rodeada por uma muralha subterrânea de terra congelada
36
Compartilhamentos

Fukushima poderá ser rodeada por uma muralha subterrânea de terra congelada

Se você é fã de “Game of Thrones”, certamente vai se lembrar da série ao ler esta matéria! De acordo com uma notícia publicada pela Bloomberg, as autoridades japonesas apresentaram uma medida interessante para controlar o vazamento de água contaminada pela radiação em Fukushima. Eles pretendem criar uma enorme muralha congelada próximo à usina, mas, em vez de o paredão ser como o do seriado, ele será subterrâneo. O inverno está chegando...

Fonte da imagem: Reprodução/Wiki Notícia

O plano prevê a instalação de uma série de tubos entre 20 e 40 metros de profundidade que devem manter uma extensão de terra com aproximadamente 1,6 quilômetro próxima à usina congelada durante pelo menos seis anos, a começar por julho de 2015. Segundo a Bloomberg, esse tipo de ação não é novidade, já que a técnica era empregada no século 19 para a obtenção de carvão e, atualmente, para oferecer suporte na construção de tuneis de metrô.

Inclusive os EUA já utilizaram essa medida, justamente para proteger a área próxima a um laboratório dedicado à produção de material radiativo. Uma empresa japonesa de engenharia deve realizar um levantamento sobre a viabilidade do projeto, tendo como prazo março de 2014 para o parecer. Contudo, o problema dos vazamentos em Fukushima é considerado emergencial e urgente, e o prazo de implantação do plano só em 2015 está longe de ser ideal.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.