Essa gatinha simpática que você vê na imagem acima se chama Poppy e ela acaba de receber o título de gata mais velha do mundo. Também, não é para menos – a felina completou 24 anos de vida. Poppy nasceu em fevereiro de 1990, o que significa que, ao convertermos sua idade, concluímos que ela tem o equivalente a 114 anos humanos.
Impressionante, não é mesmo?! Se pensarmos na pessoa mais velha do mundo – que é o japonês Misao Okawa – a pequena Poppy perde apenas por um ano de diferença. A gatinha recebeu seu título do Guinness World Records, desbancando Pinky, uma gata americana que faleceu com 23 anos em 2013.
Uma senhora gata

Poppy foi adotada por Marguerite Corner e sua filha Jacqui quando tinha cinco anos. Quando Jacqui se casou, decidiu levar a gata com ela, que tinha então dez anos. Hoje, a responsável por Poppy tem dois filhos e cuida também de mais quatro gatos, dois coelhos e um hamster.
Obviamente, essa simpática gatinha sente o peso de sua idade. Poppy está cega e surda, mas ainda não deixou de miar quando quer alguma coisa. Jacqui, de 43 anos, acredita que o segredo de longevidade de sua companheira está em uma boa dieta e muitos exercícios.

“Ela se mantém em forma com caminhadas e come muito. Ela come ração pela manhã e comida enlatada depois. Porém, Poppy nunca foi uma gata grande”, revela Jacqui. Às vezes, a gatinha dá uma escapada da dieta para saborear frango, peixe com batata frita e até mesmo um pouco de kebab.
A responsável por Poppy conta que a gatinha tem altos e baixos com relação a sua saúde e já deu alguns sustos na família, mas continua seguindo sua vida normalmente.
O recorde

Sabendo que sua gatinha era uma forte concorrente ao título de gata mais velha do mundo, Jacqui entrou em contato com o Guinness World Records comunicando que Poppy completaria 24 anos. Depois de algumas investigações, os responsáveis finalmente anunciaram o título.
“Somos bombardeados com reivindicações para ‘o gato mais velho’ com pessoas do mundo inteiro submetendo aplicações em nome de seus gatos. Hoje, porém, tenho o prazer de confirmar que reconhecemos Poppy, de Bournemouth, na Inglaterra, como a gata mais velha do mundo, com 24 anos”, declarou Craig Glenday, editor-chefe do Guinness.
Mesmo com essa idade impressionante, Poppy está longe de ser o felino mais velho de todos os tempos. Esse título pertence a Creme Puff, um gato do Texas, nos Estados Unidos, que faleceu com 38 anos e 3 dias.