Quer saber qual foi o — possível — cardápio da Última Ceia?

03/06/2019 às 03:002 min de leitura

Nós aqui do Mega Curioso já falamos a respeito da Última Ceia e o que Cristo e seus apóstolos estavam celebrando nessa solene ocasião. Você pode conferir todos os detalhes através deste link, mas, basicamente, Jesus — que era judeu — e seus companheiros estavam comemorando o Pessach, isto é, a Páscoa judaica.

Essa, aliás, é uma das festividades mais importantes do calendário judaico e marca a celebração da fuga dos hebreus da escravidão no Egito liderados por Moisés. De acordo com o Livro do Êxodo da Torá, o livro sagrado do judaísmo, Moisés até tentou convencer o faraó a libertar o seu povo e chegou a alertar o monarca sobre as Dez Pragas que Deus lançaria se ele não concordasse e tal, mas o cara resolveu ignorar os avisos e deu no que deu.

Moisés liderando os hebreus em sua fuga do Egito

Mas, voltando ao Pessach celebrado durante a Última Ceia, um time de arqueólogos, historiadores e especialistas em alimentos decidiram descobrir qual foi o cardápio da ocasião. Para isso, eles se basearam em evidências físicas — como utensílios de cozinha do século 1 —, relatos bíblicos e pistas encontradas em pinturas e obras de arte históricas.

Refeição final

Segundo os pesquisadores, os judeus da época provavelmente teriam usado utensílios de terracota ou pedra para fazer a refeição e teriam compartilhado os alimentos sentados em tapetes e almofadas — um cenário bem diferente do retratado na célebre obra de Leonardo da Vinci! Ademais, como Jesus era o integrante mais importante do grupo (ou convidado de honra, por assim dizer), os demais participantes do jantar teriam se sentado à esquerda e direita dele.

"A Última Ceia", de Leonardo da Vinci

Com relação ao cardápio, todo mundo sabe que — pelo menos — pão e vinho foram servidos durante a ceia, mas o pão não foi aquele que estamos acostumados a encontrar nas nossas padarias. Em se tratando do Pessach, o que Jesus e os apóstolos comeram foi o pão ázimo, ou seja, pão sem fermento, como que você pode ver a seguir:

Pão geralmente consumido durante o Pessach

Além disso, faz sentido que fossem servidos alimentos que eram comumente encontrados na região, como azeite de oliva e mel, assim como uvas, romãs e figos secos — já que é pouco provável que houvesse muitas dessas frutas frescas disponíveis no início da primavera. Outro item que possivelmente não fez parte do cardápio foi a carne de carneiro, pois a última ceia aconteceu antes do sacrifício dos animais que tradicionalmente ocorria na Páscoa judaica.

Cholent

Outros alimentos que provavelmente foram servidos na celebração foram ervas amargas, pistaches, azeitonas, cholent, um guisado à base de feijões, cevada, batatas e carne kosher, e charosset de tâmaras — uma sobremesa judaica feita com frutas amassadas ou frutos secos picados e misturados com vinho e especiarias. Entretanto, segundos os pesquisadores, alguns dos itens que da Vinci retratou em sua Última Ceia — entre eles fatias de laranjas e enguias — certamente não teriam feito parte do cardápio.

Charosset

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: