Ciência
06/06/2011 às 16:54•1 min de leitura
Fonte: ims.com.br
Uma parceria entre o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, traz a mostra “Saul Steinberg: as aventuras da linha” para o Brasil. A primeira e única exposição que o artista havia feito no país até então foi em setembro de 1952.
Apresentando 111 desenhos de Steinberg, produzidos entre 1940 e 1960, a exposição compila os trabalhos mais importantes do cartunista. As peças escolhidas fizeram parte de três mostras: a Fourteen Americans, organizada pelo MoMA (Nova York) em 1946, uma mostra individual também em Nova York em 1952 e a exposição do artista no Masp (São Paulo) em 1952.
Mundialmente conhecido por ilustrar as páginas do jornal The New Yorker, o artista revela um traço mais autoral nas peças escolhidas para a nova exposição. O aspecto cronológico e serial dos trabalhos deixa transparecer o artista que trabalhava seus temas até esgotá-los. Destaque para o trabalho intitulado “Grande Hotel de Belém” que o artista produziu a partir de um dos vários cartões-postais do Brasil que passou a colecionar a partir de sua viagem ao país em 1952.
Serviço
Exposição Saul Steinberg: as aventuras da linha
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Rio de Janeiro
De 28 de maio a 21 de agosto
De terça a sexta, das 13h às 20h
Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
Exposição Saul Steinberg: as aventuras da linha
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – São Paulo
A partir de 3 de setembro