Artes/cultura
17/06/2011 às 08:16•1 min de leitura
Fonte: Hufton and Crow
A cidade de Glasgow, na Escócia, é palco de um grandioso projeto que será inaugurado ainda neste mês de junho de 2011: o Riverside Museum of Transport, uma obra da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, a qual é famosa por suas fantásticas e inovadoras estruturas que são resultados de mais de 30 anos de pesquisa e experimentos nos campos do urbanismo, arquitetura e design.
Fonte: Hufton and Crow
A estrutura do museu é incrível, possui o telhado em forma de zigue-zague e tem linhas modernas e até futuristas. O empreendimento é localizado às margens do Rio Clyde, o principal da cidade, e abriga uma extensa coleção dos setores de transporte e tecnologia da Escócia.
Fonte: Hufton and Crow
O prédio é aberto em suas duas extremidades e foi construído com o intuito de formar um túnel entre a cidade e o Rio Clyde. No entanto, dentro dessa interessante conexão, o edifício desvia para criar uma viagem fora de seu contexto externo ao mundo das exposições, que contam com mais de 3.000 objetos no acervo.
Fonte: Hawkeye Aerial Photography
As coleções são expostas de maneira aberta sem colunas e salas fechadas, envolvendo o público e possibilitando diversas formas de admirar as peças. O interior surpreende com tetos abissais que expõem inusitadas bicicletas, há também reproduções exatas de trens da época da Revolução Industrial e diversas instalações interativas.
Fonte: Hufton and Crow
Sobre uma das suas obras-primas arquitetônicas Zaha Hadid declarou: “Através da arquitetura, podemos investigar as possibilidades futuras, mas também, explorar as bases culturais que definiram a cidade de Glasgow. O Museu Riverside é um projeto fantástico e verdadeiramente único, onde as exposições e o edifício se unem nesse local sobre o Rio Clyde para entusiasmar e inspirar todos os visitantes”. O museu será inaugurado dia 21 de junho e a entrada é gratuita. Confira no vídeo uma viagem virtual ao museu.