Esportes
08/07/2011 às 12:29•1 min de leitura
Fonte: mfah.org
Acaba de ser aberta uma exposição inédita nos Estados Unidos, dedicada exclusivamente ao trabalho de Helmut Newton. A mostra que instalada no Museum of Fine Arts, em Houston (Estados Unidos) traz todo o trabalho do fotógrafo publicado nos seus três primeiros livros: White Women, de 1976; Sleepless Nights, de 1978 e Big Nudes, de 1981. As 205 imagens que compõem os livros foram responsáveis por estabelecer a reputação de Newton como um grande observador da identidade feminina.
Helmut Newton nasceu em Berlim, mas teve que sair do país para não sofrer a perseguição nazista, já que seu pai era judeu. Assim, ele viajou por alguns países e, enquanto morava em Londres e em Paris chegou a trabalhar para a Vogue francesa. Parte de suas fotografias é marcada pelo erotismo, chegando até às influências fetichistas. Essa forma com que ele representava as mulheres nem sempre foi bem vista pela sociedade.
Especialmente para a exposição “Helmut Newton: White Women - Sleepless Nights - Big Nudes”, o museu providenciou a ampliação das fotografias – algumas ficaram com quase 2,5 metros de altura. Essas imagens foram adquiridas pelo museu e, a partir de agora, fazem parte do acervo.
Fonte: mfah.org
A exposição também resultou em um catálogo que contou com a participação do designer Karl Lagerfeld e de Anna Wintour, editora da Vogue americana. O catálogo custa US$ 65 (R$ 100) e está a venda exclusivamente no museu.
Serviço:
Helmut Newton: White Women - Sleepless Nights - Big Nudes
De 3 de julho a 25 de setembro de 2011
Museum of Fine Arts – Houston
Houston, Texas – Estados Unidos