Estilo de vida
12/08/2011 às 11:07•5 min de leitura
Lugares, costumes e produtos estranhos estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. O que não faltam também são lojas que unem esses três itens e que já viraram até pontos turísticos em seus países, tamanha a bizarrice de seus principais atrativos.
Que tal ficar cercada de bichos empalhados em uma loja legítima de taxidermia em plena Paris? Em Cáli, na Colômbia, você pode encontrar, ao lado de singelos docinhos, alguns fetos de lhama secos e esturricados (urgh!) que são vendidos como amuletos em uma feira de bruxaria. Em um mercado de Togo, na África, você pode fazer um safári diferente e comprar patas de elefante, cabeças de leopardo, corações de leão e outras partes de animais, tudo vendido com o objetivo de uso medicinal, segundo a tradição do povo local.
Em Amsterdam, capital da Holanda, você pode conhecer uma loja especializada em camisinhas, com os mais diversos, tipos, formatos, cores e sabores do preservativo para fazer a festa entre quatro paredes. Você pensa que são apenas produtos que são vendidos por aí? Pois saiba que existe também uma feira anual na Bulgária em que as mulheres se vendem à procura de um marido! Quanto mais bonita, mais cara, é claro.
Conheça melhor esses lugares, conferindo abaixo uma seleção das lojas e mercados mais esquisitos e curiosos do mundo:
Mercado das Bruxas – Cáli, Colômbia
Fonte: oddee.com
Este é um dos mercados de rua mais bizarros da América do Sul. Localizado em Cáli, na Colômbia, o mercado possui diversas barraquinhas que bem de longe podem ser confundidas com as tradicionais de artesanato. Porém, elas abrigam produtos bem mais sombrios e que são adquiridos normalmente por curandeiros, praticantes de bruxaria, médicos alternativos, astrólogos, videntes e feiticeiros. Esse perfil dos clientes também se aplica aos donos das barracas.
Lá são vendidos fetos de lhamas como amuletos para a saúde e prosperidade, penas de coruja e sapos como talismãs e objetos de pedra e cerâmica. Além dessas quinquilharias bizarras, você pode encontrar ainda outros animais secos, como gatos e tatus. Tudo tem uma finalidade supersticiosa entre o povo colombiano, como os casais de cerâmica que são vendidos com o objetivo de melhorar a vida sexual, combater a impotência e aumentar a fertilidade de quem os compra.
Deyrolle – A loja de taxidermia mais estranha de Paris
Fonte: deyrolle.fr
Se você quiser comprar um alce empalhado, um esqueleto de sapo, um besouro tão grande como um punho ou um machado da Idade da pedra, aonde você iria? Para as pessoas que vivem em Paris a resposta está na ponta da língua, pois eles têm a Deyrolle: a loja mais estranhamente encantadora de taxidermia do mundo.
Fonte: deyrolle.fr
A loja foi aberta em 1831 pelo entomólogo Emile Deyrolle e, desde então, uma enorme variedade de animais foi levada pelos clientes, que vão desde jovens cientistas até colecionadores cheios da grana. Ao entrar na loja, o público fica cara a cara com criaturas de todos os tamanhos: borboletas, coelhos, raposas, gansos, leões e outros animais que parecem realmente vivos. E para deixar o lugar ainda mais esquisito, alguns deles foram vestidos com roupas de humanos.
Condomerie – A loja mais completa de camisinhas em Amsterdã
A capital da Holanda é conhecida pela beleza de suas ruas, pela liberdade de seu povo, pela cerveja e pelo bairro do sexo. Para combinar com tudo isso, por que não ter a primeira loja do mundo especializada em camisinhas? A Condomerie é um sucesso e já virou parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade.
Fonte: amusingplanet.com
A loja possui camisinhas de variados formatos, cores e tipos. Além das camisinhas para o público masculino, o lugar também possui as versões femininas do preservativo e produtos como lubrificantes e géis para animar ainda mais a hora H. Os formatos das camisinhas vão das mais comuns até as de bichinhos, como girafas e elefantes, e outros de carrinhos, cogumelos e até bola de futebol. Sexy? Bem, provavelmente muitos clientes acham que sim, pois a popularidade do lugar está em alta!
Feira das ciganas na Bulgária
Fonte: oddee.com
Vestidas com suas melhores roupas e joias (e dentes) de ouro, milhares de adolescentes desfilam cercadas por seus pais em um mercado de noivas ao ar livre na Bulgária. Usando maquiagem pesada, as adolescentes vão até essa feira anual na esperança de encontrar um marido e, de preferência, um disposto a pagar uma grande quantia de dinheiro para sua futura esposa. No mercado, na aldeia de Mogila, perto Stara Zagora, o preço de uma linda jovem pode chegar a milhares de euros. O evento acontece no primeiro sábado após o início da Páscoa ortodoxa.
Mercado Vodu em Lomé, na África
Fonte: oddee.com
Em Lomé, Togo (África Ocidental), existe um mercado em que frutas e verduras não têm espaço. Os atrativos do lugar são pés dos elefantes, cabeças de leopardos, mãos de chimpanzés, corações de cavalos e outras partes de animais que você nem imagina. Esses itens não vão para a panela de quem os compra, e sim para o uso medicinal. Os produtos são indicados para poções, feitas por sacerdotes vodus e curandeiros, que podem ser bebidas ou esfregadas sobre a pele dependendo da enfermidade.
Unclaimed Baggage Center em Scottsboro – Estados Unidos
Fonte: Reprodução
Se você perder a sua bagagem nos Estados Unidos e não reclamar sobre o acontecido, pode ser que, muito provavelmente, tudo o que é seu vá parar neste espaço. A Unclaimed Baggage Center é uma loja que vende o conteúdo de malas perdidas por preços baixos.
O lugar é imenso, instalado num edifício de 40 mil metros quadrados, e adquire as bagagens que não foram reclamadas nos aeroportos (depois de 90 dias). Lá, você poderá encontrar livros, câmeras de qualquer marca a partir de 25 dólares, computadores, laptops, relógios, aparelhos de MP3 e muitos outros itens. Existem também roupas em ótimas condições e algumas até novinhas em folha. Tudo é higienizado antes de ser exibido na loja.
Sample Lab em Tóquio - Japão
Você que adora amostras grátis pode fazer a festa nessa loja! Na Sample Lab, que fica em Tóquio, no Japão, os clientes podem experimentar todos os produtos, entre cosméticos, aparelhos eletrônicos, alimentos e bebidas energéticas, e podem levar até cinco itens de sua preferência para a casa sem pagar nenhum centavo.
O objetivo é de que os consumidores experimentem os produtos e deem o seu parecer sobre eles. É como uma loja-teste de novos produtos que passam pelo cunho do público antes de serem lançados oficialmente. A loja propõe que as pessoas deem um feedback sobre o que acharam do produto e apontem as qualidades e pontos fracos dos mesmos. Com isso, os consumidores saem ganhando e podem ter acesso a diversos itens que podem ser adquiridos gratuitamente.
Necromance em Los Angeles – Estados Unidos
A Necromance mais parece uma loja de horrores. O lugar é repleto de animais (ou partes deles) conservados em formol ou secos, como cabeças de cobra, ratos, rabos de guaxinim, chocalhos de serpente, morcegos, penas de diversas aves e vários outros itens derivados de bichos. Para quem é fã de caveirinhas a loja oferece diversas opções.
Quem gosta de um petisco diferente pode adquirir insetos crocantes nos sabores sour cream e bacon. Prefere doce? Lá você também pode encontrar a versão de insetos cobertos de chocolate. Mais esquisitices e coisas macabras vêm de reproduções de partes do corpo humano feitas de borracha, como corações, olhos, braços e pernas. E ainda livros, camisetas e acessórios com temas macabros.
Emperor Moth em Londres - Inglaterra
Fonte: Morley von Sternberg
Espelhos, luzes, muitas cores e formas se misturam dentro dessa loja que parece um gigante caleidoscópio e que proporciona uma experiência visual e sensorial única aos seus visitantes. A loja é de uma marca de roupas da Rússia e a designer responsável pelo jogo psicodélico colorido da decoração é Katia Gomashvili. O lugar é composto também por pufes, fantoches e manequins que se movimentam, oferecendo uma atração ainda maior dentro da loja.
Rice to Riches em Nova York – Estados Unidos
Fonte: Reprodução
O arroz-doce considerado uma guloseima tão caseira aqui no Brasil é também supertradicional nos Estados Unidos e ganhou uma loja especializada em Nova York, a Rice to Riches. Lá, o chamado “rice pudding” pode ser incrementado ainda com coberturas de chantilly, caldas, geleias e frutas. A loja é toda colorida e divertida, com avisos engraçados como "Dieta é opcional"e "Coma o quanto quiser, você já é gordo mesmo". Os potinhos de arroz-doce podem custar de 5 a 35 dólares dependendo das coberturas.