Ciência
25/08/2011 às 14:59•1 min de leitura
Quem está pensando em conhecer a cidade maravilhosa não pode deixar de passar em uma livraria antes de fazer as malas. O guia Verde da Michelin sobre o Rio de Janeiro ganhou uma versão em português que já está à venda no país.
A cor refere-se ao tipo de informações que os turistas encontrarão lá. O verde é para o turismo, enquanto os vermelhos, por exemplo, tratam da gastronomia.
A publicação sobre a capital carioca já tinha versões em inglês e francês. A brasileira tem 288 páginas, divididas em cinco categorias para ajudar até os mais inexperientes a planejar as férias com sucesso.
A primeira parte é “Planeje sua viagem” e tem dicas de roteiros para chegar à cidade. Em seguida, vem o capítulo “Bem-vindo ao Rio de Janeiro”, que conta a história do lugar, como são a sua geografia e arquitetura, e até mesmo alguns detalhes da trajetória musical do município.
A terceira categoria é “Descubra o Rio de Janeiro”, em que é possível encontrar as atrações turísticas. Para as dicas de hospedagem, alimentação e lazer, vale consultar a subdivisão “Sua Estada no Rio de Janeiro”.
O guia descreve as opções tradicionais de passeios, como Corcovado, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, as praias de Ipanema e Copacabana, o Jardim Botânico e muitas outras. Mas as dicas não terminam aí. É possível encontrar sugestões de visitas aos arredores da cidade, como Búzios e Niterói.
Cada atração foi classificada com estrelas, que demonstram quão atrativa ela é para o turista. Uma significa “interessante”; duas, “recomendado”; e três, “altamente recomendado”.
Apesar de ter sido desenvolvida para estrangeiros, a publicação é indispensável também para os brasileiros, já que foge do comum em suas sugestões. É possível encontrar dicas de passeios nada tradicionais, como o Sítio de Burle Marx, a Ilha Fiscal e o Museu da Casa do Pontal.
Assim, quem deseja ir ao Rio, não pode deixar de conferir.