Artes/cultura
05/09/2011 às 16:52•2 min de leitura
Excerto do vídeo "Mike no Inori"
Depois de passar por grandes cidades como Brasília e Rio de Janeiro, a exposição “Oneness”, de Mariko Mori, chega a São Paulo. Essa é a primeira mostra individual da artista que já teve seu trabalho exposto na Bienal de São Paulo em 2002.
Nascida em Tóquio e radicada em Nova York, Mariko Mori é uma artista contemporânea que estudou moda, trabalhou como modelo e hoje é conhecida por sua proposta artística considerada filosófica e vanguardista.
A mostra “Oneness” reúne peças de diversas fases da carreira da artista, provenientes dos acervos de grandes museus como o Centro George Pompidou (Paris, França), a Fundação Prada (Milão, Itália), o Museu de Arte Moderna (Nova York, Estados Unidos) e o Museu de Arte Contemporânea (Tóquio, Japão). A exposição concentra o principal da produção de Mori: instalações, esculturas, vídeos, fotografias e desenhos que mesclam inspirações tecnológicas com design, adicionadas da espiritualidade budista.
Oneness (2003). Fonte: Reprodução
Para a artista, todas as coisas do universo estão interligadas. E é por meio de um forte apelo físico e visual, com muita interatividade, que Mori atrai os visitantes e os conecta à sua arte para que também façam parte de seu universo. Um exemplo disso é a peça que intitula a exposição: “Oneness” é formada por seis figuras de 1,35 metros de altura, confeccionadas em technogel – um material inédito, que varia entre sólido e líquido – e ligadas umas às outras. Com a interação simultânea dos visitantes, as figuras se iluminam, reagindo ao contato do público.
Wave Ufo (2010). Fonte: Reprodução
Outro trabalho surpreendente é a “Wave Ufo”, uma máquina-escultura que pesa mais de seis toneladas e combina computação gráfica, engenharia arquitetônica e som para criar uma experiência dinâmica e interativa a partir da decodificação de ondas cerebrais. Os visitantes entram na nave com eletrodos conectados no corpo e se deitam dentro da obra. Então os sensores magnéticos assimilam as vibrações emitidas pelo sistema nervoso e refletem essas ondas em imagens no teto da máquina.
A exposição “Oneness” fica em Centro Cultural Banco do Brasil até 16 de outubro, com entrada franca. Para quem mora em São Paulo ou está com viagem marcada, vale muito a pena conferir essa mostra de peso que reúne grande parte do trabalho de uma importante artista contemporânea.
Serviço:
Oneness, de Mariko Mori
De 20 de agosto a 16 de outubro de 2011
Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB
Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo