Os 10 festivais mais estranhos da Europa

09/09/2011 às 15:013 min de leitura

undefinedFestival da Escultura de Areia. Fonte: sandsation.de

Quando falamos em festivais europeus, logo vêm à cabeça grandes nomes da música tocando para milhares de pessoas por dias e dias, certo? Bem, não é disso que estamos falando neste caso. O conceito de “festival” aqui é bastante diferente da ideia comum de vários shows para o público curtir e cantar junto.

Os 10 festivais mais estranhos da Europa se assemelham mais às festas tradicionais que procuram comemorar um acontecimento ou uma data especial. Para você ter uma noção das excentricidades que os europeus celebram, saiba que existe uma festa do porco que acontece na França, um concurso de esculturas de areia que é feito na Alemanha e ainda tem uma emocionante corrida na lama na Inglaterra.

Estranho é pouco para definir essas comemorações. Conheça os festivais mais bizarros (agora sim!) da Europa:

01 - Festival Internacional do Homem-Pássaro de Bognor – Bognor Regis, sul da Inglaterra

undefinedFonte: latimes.com
Verdadeiros homens-pássaros equipados com asas-deltas, penas ou um somente chapéu gigante se jogam de uma plataforma para disputar quem consegue chegar mais longe. O vencedor deve conseguir levantar voo e bater a marca de, pelo menos, cem metros.

02 - A Festa do Porco / A Porcalhada – Trie-sur-Baïse, sul da França

undefinedFonte: pourcailhade.com
Quem deseja participar do festival que celebra o porco já pode começar a preparar a fantasia e treinar as imitações do bichinho simpático. E a concorrência é pesada, já que os moradores locais são muito experientes nos grunhidos! Entre as atrações da festa: corridas de porcos, concursos de fantasias e, é claro, muito presunto e linguiça.

03 - Romería Vikinga – Cantoira, sul da Espanha

undefinedFonte: spain.info
A Romería Vikinga tem como objetivo relembrar as batalhas que aconteceram na Galícia há mil anos. Os moradores locais se vestem de vikings e simulam a guerra, que visava à conquista do castelo Torres Del Oeste, com uma celebração regada a muito vinho.

04 - Corrida da Lama de Maldon – Maldon, sul da Inglaterra

undefinedFonte: latimes.com
Para quem não liga para sujeira, esse é o festival perfeito. A Corrida da Lama de Maldon reúne 250 corredores corajosos que aceitam se arriscar e rastejar pela lama nos 400 metros do trajeto. A lama escura e grudenta vem do Rio Blackwater, que cruza a cidade. Mas antes de se aventurar, atenção às recomendações: a organização solicita aos candidatos que protejam bem os pés e que tomem uma dose de vacina antitetânica antes de participar da corrida.

05 - Carnaval de Granville – Granville, norte da França

undefinedFonte: lamanchelibre.fr
Granville é uma cidade litorânea que começou a celebrar o carnaval por volta de 1500, quando ainda estava sob o domínio dos normandos. As primeiras festas foram realizadas como uma maneira de dizer adeus aos navegantes e pescadores que partiam. Depois de mais de cem edições, a comemoração ficou bastante semelhante ao Mardi Gras – o famoso carnaval que acontece em Nova Orleans (Estados Unidos). Hoje, o Carnaval de Granville tem desfiles, fantasias extravagantes, bailes e bebidas típicas. São vários dias de festa, mas uma das atrações mais divertidas é a Batalha de Confetes, com papel picado voando para todos os lados.

06 - Festival da Escultura de Areia – Berlim, Alemanha

undefinedFonte: sandsation.de
A cidade de Berlim não tem praias, por isso é de se pensar como os alemães conseguem trazer para a cidade mais de 2 mil toneladas de areia para poder promover o concurso anual de esculturas. Com muita criatividade e habilidade, os concorrentes criam esculturas modernas ou releituras de peças famosas que são verdadeiras obras de arte.

07 - Carnaval de Ottery St. Mary – Ottery St. Mary, sul da Inglaterra

undefinedFonte: latimes.com
O carnaval que acontece na pequena cidade de Ottery St. Mary é conhecido tradicionalmente pelos barris de petróleo flamejantes. Isso mesmo! A principal atração da festa fica por conta dos corajosos cidadãos que carregam barris em chamas e cheios de petróleo. A tradição tem origem pagã e era uma cerimônia feita para espantar os espíritos do mal. Mesmo sendo uma atividade bastante arriscada e perigosa, os moradores escolhidos para carregar os 17 barris são considerados homens honrados.

08 - Festival Viking – Hafnarfjordur, sul da Islândia

undefinedFonte: fjorukrain.is
É fácil perceber que os vikings foram bastante importantes para a cultura de vários povos europeus. Os islandeses são um desses povos que foram muito influenciados e, por isso, dedicam um festival especialmente a eles. A população local se veste com fantasias e comemora fazendo as atividades que os vikings realizavam muito bem: praticar arco e flecha, lutar e contar histórias.

09 - Festival das Maçãs e dos Esportes de Egremont – Egremont, norte da Inglaterra

undefinedFonte: latimes.com

Datado de 1267, esse é um dos festivais mais antigos do mundo e mantém até hoje algumas atrações bastante excêntricas. Uma delas é a que dá nome ao festival: as maçãs, que eram tradicionalmente dadas aos moradores pelo Rei de Egremont – são lançadas nas pessoas durante o Desfile das Maçãs. Mas a atração que mais diverte os visitantes é o Concurso Mundial de Caretas. Considerado por eles um esporte, o vencedor tem que contorcer o rosto para conseguir a expressão mais horrorosa possível. Aquele que conseguir realizar tal façanha é premiado com uma peça de couro, tradicionalmente usada em cavalos, que deve ser usada em volta do pescoço.

10 - As Fogueiras de San Joan – Alicante, sul da Espanha

undefinedFonte: hogueras.org

A festa celebrada na cidade de Alicante representa a purificação e o desejo de bons fluidos para o próximo ano. Para isso, os moradores usam o fogo como principal elemento de purificação, além de fazerem desfiles e rezarem missas. Bonecos gigantes – confeccionados em madeira e papel machê – são feitos para representar todas as dificuldades do ano anterior. A população acende chamas, fogueiras e fogos de artifícios ao redor de toda a cidade para queimar os bonecos e trazer boas vibrações para o ano novo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: