Artes/cultura
26/10/2011 às 12:46•1 min de leitura
Fonte: institutotomieohtake.org.br
Charles Chaplin foi versátil como poucos: além de ator, era produtor, comediante, dançarino e roteirista. Tanto talento em áreas variadas não passou despercebido e até hoje é lembrado. E para retratar as diversas facetas do artista, o Instituto Tomie Ohtake promove a exposição “Chaplin e sua imagem” até dia 27 de novembro.
A mostra já fez sucesso na Europa, Estados Unidos e México levando ao conhecimento do público mais de 200 registros sobre Chaplin. Assim, quem for até lá vai poder conferir de perto documentários, fotografias, documentos, desenhos e cartazes, além de filmes especiais como o How to Make a Movie (1918) e os bastidores de O Grande Ditador (1940). Foram espalhadas 15 telas pelo ambiente para facilitar a exibição dos vídeos.
A exposição tem curadoria do francês Sam Stourdzé e busca não apenas mostrar a versatilidade desse ícone da arte, mas também como foi a passagem do cinema mudo para o falado. O evento ainda é uma aula de história, pois relembra o contexto político do período que começa na Primeira Guerra Mundial e se estende até o nazismo.
O Instituto fica localizado em São Paulo e a entrada é gratuita. Trata-se de uma oportunidade imperdível para os fãs de Chaplin terem acesso a arquivos exclusivos cedidos pela família do artista.
Serviço:
Chaplin e a Sua Imagem
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
São Paulo – SP
Até 27 de novembro