
Ciência
02/01/2012 às 15:25•1 min de leitura
Desenho ou fotografia? Fonte: gerhard-richter.com
Quem deixou o calor brasileiro de lado para aproveitar as férias no frio de Londres pode ter como recompensa ver mais do que os pontos turísticos tradicionais. Até dia 08 de janeiro, a Tate Modern apresenta a exposição da obra de Gerhard Richter, artista plástico alemão que discutiu em suas pinturas a relação com a fotografia.
Ao todo, são 11 salas e uma parede de retratos que compõem um panorama da carreira de mais de 50 anos do pintor. Ele é conhecido por inspirar-se no acaso para os temas de suas pinturas, além de criar um estilo novo, que utilizava nos desenhos características típicas da câmara escura. Nesse processo, o movimento, a cor, a luz e o foco escolhido (por mais que na arte ele seja ausente) são fundamentais.
A mostra ainda relaciona a obra do alemão ao trabalho de Duchamp (que também fazia paralelos com a fotografia, mas com outro enfoque), Vermeer, Caspar, Friedrich, John Cage e Ticiano.
A exposição coincide com o aniversário de 80 anos de Richter e ainda traz pinturas de outras fases marcantes da carreira dele, como as abstrações e as pinturas históricas, como as que retratam as vítimas do nazismo e do ataque de 11 de setembro ao World Trade Center.
Serviço:
Gerhard Richter: Panorama
Tate Modern
Sumner Street, Bankside, London SE1 9TG - Reino Unido
Até 8 de janeiro