Ciência
26/01/2012 às 14:08•3 min de leitura
Le Baron, em Londres - um dos bares em alta em 2012. Fonte: Divulgação
Anualmente, elegemos destinos que merecem destaque na cena mundial. Seja pela criatividade ou pela inovação, aos poucos, cidades, lojas e bares começam a chamar a atenção e atrair um número maior de pessoas. Se o espaço tiver bom atendimento, infraestrutura de qualidade e uma pitadinha de design, pronto – o lugar tem tudo para ser hype.
O Brasil, que estava no alvo dos holofotes internacionais por causa dos grandes eventos de moda que aconteceram neste mês, recebeu jornalistas e críticos do mundo todo. Entre eles, estava a jornalista inglesa Catrin Davis, do site WGSN, que é especialista em destinos turísticos e tem o olho treinado para identificar os lugares que estão em alta no momento.
No Fashion Rio, entre um desfile e outro, a jornalista revelou dez apostas que estarão com tudo neste ano que se inicia. Além de indicar cidades, lojas e bares que já despontam entre os turistas e frequentadores locais, Davis apontou bairros, hotéis e artistas que já estão fazendo sucesso e têm tudo para arrasar no ano de 2012. Confira abaixo a lista feita por Catrin Davis e conheça as paradas obrigatórias na sua próxima viagem.
Cidades
Portland, Oregon – Estados Unidos
Vista noturna da cidade de Portland, nos Estados Unidos. Fonte: Thinkstock
A cidade já conquistou alguma fama nos últimos anos, mas recentemente o destino está sendo procurado por um número maior de frequentadores. O que motiva o turismo no local é um excelente cenário musical, além de ser um espaço de tendências e compras muito jovem. A jornalista afirma que a cidade é definitivamente um dos must-visit para 2012.
San Sebastian – Espanha
Vista panorâmica de San Sebastian, na Espanha. Fonte: Thinkstock
Com um cenário paradisíaco, o destino é a grande aposta de surfistas do mundo todo. Atualmente, as diversas indicações no guia Michelin fizeram com que os restaurantes ficassem conhecidos e recebessem mais turistas interessados em degustar a culinária premiada. Tudo isso tem impulsionado o lugar, que agora conta com um festival de cinema anual e está abrindo vários hotéis de alto padrão. A especialista indica que, em breve, o destino deve se transformar em um resort de luxo.
Lojas e hotel
Le Mill, Bombaim – Índia
Interior da loja-conceito Le Mill, em Bombaim, na Índia. Fonte: Divulgação
A loja-conceito foi inaugurada em uma das cidades mais importantes do país e oferece um ótimo mix de marcas e produtos para seus clientes. A proposta do local lembra um pouco o que temos em Paris (França), na também renomada Merci.
Acne, Paris – França
Interior da loja da Acne, em Paris, na França. Fonte: Divulgação
Com filiais espalhadas em diversas cidades ao redor do mundo, a Acne acaba inaugurar mais uma loja na Cidade Luz, onde ocupa o espaço de uma antiga garagem. O lugar surpreende pela combinação de uma velha sensação industrial com a estética escandinava, elemento tradicional da marca. Aliando design e arte, o espaço para uma grande galeria.
The Wanderlust Hotel, Cingapura – Cingapura
Fachada do hotel Wanderlust, em Cingapura. Fonte: Divulgação
Localizado no distrito de Pequena Índia, esse hotel-boutique impressiona pela criatividade. O prédio guarda apenas 29 quartos, distribuídos em quatro andares. Agências de design premiadas do país foram as responsáveis por toda a decoração do local, que foi concebida individualmente, prezando pela total liberdade de criação dos artistas.
Bairros
Bastille, leste de Paris – França
Fachada do Hotel HI MATIC, em Paris, na França. Fonte: Divulgação
O crescimento da região tem se mostrado através do desenvolvimento de ótimas pequenas boutiques e cafés, associado a uma comunidade profissional jovem e muito criativa. Ao redor da Rue Charonne surgem várias opções, com a vantagem de também estarem próximas ao bairro Marais. Catrin Davis indica o hotel HI MATIC, pelo seu ótimo conceito de design ecológico para quem tem um orçamento estabelecido.
Deptford e Peckham, sul de Londres – Inglaterra
Fachada da Biblioteca de Peckham, em Londres, na Inglaterra. Fonte: Divulgação
Depois do hype que aconteceu na zona oeste de Londres – o que chegou a saturar um pouco o local –, o público começa a prestar a atenção em algumas regiões da zona sul. A especialista indica bairros como Deptford e Peckham, onde é possível encontrar uma comunidade de arte muito interessante, além de uma boemia que vem crescendo gradualmente.
Artes
Sadegh Tirafkan, Dubai – Emirados Árabes
Trabalho de Sadegh Tirafkan. Fonte: Reprodução
Trata-se de uma artista iraniana que foi descoberta recentemente em Dubai pela equipe do WGSN. Sadegh trabalha com colagens digitais sobre retratos, resultando em rostos parcialmente escondidos por ilustrações e pedaços de tecidos. A beleza dos retratos revela uma incrível impressão e inspiração gráficas. Na cidade de Dubai, mais especificamente no distrito de Al Quoz, também é possível encontrar muitas galerias de armazéns e espaços criativos que revelam uma crescente comunidade de arte local.
Bares
Le Baron, Londres – Inglaterra
Interior do bar Le Baron, em Londres, na Inglaterra. Fonte: Divulgação
Depois do sucesso da boate em Paris, o artista de grafite Andre, responsável pelo bar, abriu uma filial na capital inglesa no final de 2011. Com uma decoração inusitada e boa música, o novo espaço tem tudo para seguir os passos da filial parisiense. Catrin aponta o bar como um dos pontos mais quentes deste ano.
Club Silencio, Paris – França
Interior do Club Silencio, em Paris, na França. Fonte: Divulgação
Já o espaço hype de Paris é o Club Silencio, inaugurado no final de 2011. O espaço foi inspirado em um dos filmes do diretor americano David Lynch e o próprio cineasta se encarregou de toda a decoração do espaço. Muitas lendas e um clima de mistério prometem aquecer as noites da Cidade Luz.