Roteiro das exposições imperdíveis de 2012

16/04/2012 às 17:0212 min de leitura

undefinedFonte: Thinkstock

Para quem gosta de viajar e conhecer novos lugares, os museus e suas mostras são parada obrigatória. Em grandes centros culturais, é possível conferir exposições de fotografia e arte moderna que reúnem os maiores nomes nacionais e internacionais.

Por esse motivo, traçamos um roteiro especial para os amantes das artes visuais e selecionamos as mostras imperdíveis que estarão em cartaz em diversas cidades ao redor do mundo nos próximos meses. Confira nossa lista e marque na sua agenda as exposições que você não pode deixar de visitar em 2012.

Exposições nacionais

Tutto Fellini

undefinedFonte: Walter Albertin - World Telegram/Library of Congress

A exposição dedicada exclusivamente a um dos grandes diretores do cinema italiano reúne cerca de 400 objetos relacionados ao universo de Federico Fellini. Depois de passar por Paris (França), Moscou (Rússia) e Toronto (Canadá), a mostra desembarca no Brasil para revelar documentos inéditos, desenhos feitos pelo diretor, fotografias dos bastidores de gravações, revistas da época, entrevistas e trechos de filmes. Juntamente com a exposição ocorre uma mostra para exibir 20 filmes do diretor italiano. Segundo a resenha da exposição, haverá apresentações de um filme comentado às sextas-feiras, às 14h, com entrada franca.

Tutto Fellini
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro
De 11 de março a 17 de junho de 2012
De terça a sexta, das 13h às 20h / sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita

19ª Mostra da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia

undefinedFotografias de Alécio de Andrade e Otto Stupakoff.
Fonte: Reprodução/masp.art.br

Um dos maiores acervos nacionais de fotografia chega à sua 19ª mostra. Nesta edição, foram selecionadas cem fotografia do acervo que já contabiliza quase 1,1 mil obras. Do trabalho dos 10 fotógrafos selecionados, 30 imagens são inéditas. Os artistas escolhidos para representar mais esta edição são considerados nomes importantes para a arte brasileira moderna: Otto Stupakoff, Miguel Rio Branco, Rosângelo Rennó, Claudia Andujar, José Medeiros e outros.

19ª Mostra da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo
De 29 de fevereiro a 6 de maio de 2012
De terça a domingo, das 11h às 18h / quinta, das 11h às 20h
Ingressos a 15 reais

90 Anos Depois – A Semana de Arte Moderna

undefined"Operários" (1933), de Tarsila do Amaral.
Fonte: Reprodução

Em 2012, comemoram-se os 90 anos da Semana de Arte Moderna. O evento que teve iniciativa de artistas plásticos, escritores e músicos brasileiros em 1922 foi de grande importância no cenário nacional e, por isso, merece ser lembrado. Por esse motivo, o Palácio do Bandeirante, em São Paulo, celebra a data com uma exposição que reúne 80 obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios. Além de trazer os maiores nomes da Semana de 22, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Alfredo Volpi, a curadoria se preocupou em escolher obras de arte que vão além do contexto modernista, para mostrar a influência que o movimento teve no panorama brasileiro.

90 Anos Depois – A Semana de Arte Moderna
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500, Jardim Morumbi – São Paulo
De 3 de abril a 29 de julho de 2012
De terça a domingo e feriados, das 10h às 17h
Entrada gratuita

Wolfgang Tillmans

undefined"Venus transit" (2004), de Wolfgang Tillmans.
Fonte: Reprodução/guardian.co.uk

O trabalho do fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans marcou sua geração. Por buscar uma maneira diferente de pensar, que não estava de acordo com os padrões das galerias de arte, o artista revelou uma visão mais naturalista da fotografia que, inclusive, lhe rendeu um prêmio Turner, em 2000. A exposição conta com um acervo selecionado por um time de curadores exigentes que separou materiais dos dez últimos anos de trabalho de Tillmans. Quem visitar a mostra poderá conferir retratos, cenários e dois vídeos acerca do trabalho do fotógrafo.

Wolfgang Tillmans
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3 – São Paulo
De 28 de março a 27 de maio de 2012
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos a 5,50 reais e entrada gratuita aos domingos

Joias do Deserto

undefinedNoite de inauguração da exposição "Joias do Deserto".
Fonte: Reprodução/sesisp.org.br

As peças colocadas em exposição na mostra “Joias do Deserto” fazem parte do acervo da historiadora Thereza Collor. São aproximadamente dois mil itens, entre brincos, colares, braceletes, tornozeleiras, roupas e adornos para o peito e a cabeça, produzidos entre os séculos XIX e XX. As joias têm origens diversas, mas têm em comum as raízes desérticas de lugares como Egito, Himalaia, Irã e Marrocos. Todos os adornos foram trazidos diretamente pela colecionadora, que aproveitou para clicar alguns dos principais desertos e seus habitantes locais. As fotografias, que servem como relatos imagéticos das viagens, também fazem parte da mostra.

Joias do Deserto
Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Avenida Paulista, 1313, Bela Vista – São Paulo
De 13 de março a 10 de junho de 2012
Segunda, das 11h às 20h / terça a sábado, das 10h às 20h / domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita

Ocupação Angeli

undefinedA criação do cartaz de um espetáculo, por Angeli.
Fonte: Reprodução/itaucultural.org.br

O projeto Ocupação é uma ação do Itaú Cultural para o aprofundamento e compreensão do papel de artistas formadores de opinião sobre a arte e seus movimentos. Por isso, não é à toa que o cartunista Angeli tenha recebido uma exposição dedicada exclusivamente a seu trabalho. Na mostra, estão em cartaz 880 obras assinadas pelo artista. Além de admirar seus personagens, tirinhas e charges, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da vida de Angeli através de fotos de seu arquivo pessoal que revelam o artista enquanto criança e adolescente. Destaque também para alguns ambientes da mostra que foram projetados pela cenógrafa e arquiteta Patrícia Rabbat para lembrarem um pouco do estilo e descontração do espaço de trabalho do cartunista.

Ocupação Angeli
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Paraíso – São Paulo
De 16 de março a 29 de abril de 2012
De terça a sexta, das 9h às 20h / sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Manuel Álvarez Bravo: Fotopoesia

undefinedFotografia de Manuel Álvarez Bravo.
Fonte: Reprodução/manuelalvarezbravo.org

A “poesia” nem sempre esteve presente no trabalho de Manuel Álvarez Bravo, um dos mais importantes fotógrafos mexicanos. A exposição recebe este nome por compreender 374 imagens que constroem uma retrospectiva dos 70 anos de carreira do fotógrafo. Porém, as obras mais significativas que ocupam a parte principal da mostra foram produzidas entre os anos de 1920 e 1950, época em que o surrealista André Breton visitou o México. A relação entre os dois se transformou em amizade e deixou uma marca poética na linguagem fotográfica adotada por Bravo.

Manuel Álvarez Bravo: Fotopoesia
Instituto Moreira Salles
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis – São Paulo
De 23 de março a 29 de julho de 2012
De terça a sexta, das 13h às 19h / sábado, domingo e feriados, das 13h às 18h
Entrada gratuita

Exposição Factory

undefinedAcessórios e artigos domésticos assinados pela dupla Chen Williams.
Fonte: Reprodução/chen-williams.com/

Uma parceria entre o Coletivo Amor de Madre e o Boom SP Design trouxe para São Paulo o trabalho dos designers Chen Chen e Kai Williams. Entre acessórios de moda e artigos do universo doméstico confeccionados em resina, metal e minerais, a dupla revela a experimentação como base de seu processo criativo. O resultado são peças singulares criadas a partir do trabalho com materiais e técnicas que se aproximam muito do processo natural de formação de minerais, como o mármore.

Exposição Factory
Coletivo Amor de Madre
Rua Estados Unidos, 2.174/2.186, Jardins – São Paulo
De 1º de abril a 12 de maio de 2012
De segunda a sexta, das 10h às 19h / sábados, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Let´s Rock: A Exposição

undefinedImagem de divulgação da exposição "Let's Rock".
Fonte: Reprodução/letsrockexpo.com.br

Acaba de abrir em São Paulo uma exposição dedicada exclusivamente a um dos ritmos musicais mais admirados do mundo. Batizada de “Let’s Rock”, a mostra já ganhou o posto de maior exposição de rock da América Latina. Provavelmente a fama vem dos mais de 10 mil metros quadrados que reúnem fotos, figurinos, objetos pessoais, instrumentos musicais e cartazes de bandas renomadas e artistas que marcaram sua época. Para reunir todos esses elementos, a curadoria contou com a colaboração de músicos, bandas, empresários, colecionadores, publicitários e fotógrafos que cederam seu material para montar a exposição.

Let´s Rock: A Exposição
Oca – Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, S/Nº, portão 3 – São Paulo
De 04 de abril a 27 de maio de 2012
De terça a domingo, das 10h às 22h
Ingressos a 20 reais

Exposições internacionais

Kabuki – Costumes du Théâtre Japonais

undefinedTrajes típicos do teatro japonês estão em exposição.
Fonte: Reprodução/fondation-pb-ysl.net

O Kabuki é um tipo de teatro tipicamente japonês que une canto e dança encenados de maneira muito peculiar. Além disso, os figurinos são ricamente trabalhados para manter as tradições orientais e ressaltar ainda mais a cultura local. Na exposição “Kabuki – Costumes du Théâtre Japonais”, estão reunidas 34 peças que pertencem ao acervo de figurinos da companhia Shochiku, uma das mais renomadas na arte do Kabuki. A mostra é realizada através de uma parceria da embaixada japonesa na França com a Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent e apresenta também fotos e vídeos das performances de teatro.

Kabuki – Costumes du Théâtre Japonais
Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent
3 rue Léonce Reynaud, 75116, Paris – França
De 7 de março a 8 de julho de 2012
De terça a domingo, das 11h às 18h
Ingresso a 7 euros (cerca de 16 reais)

Yves Saint Laurent – A Retrospectiva

undefinedModelos clássicos que marcaram a carreira de Yves Saint Laurent.
Fonte: Reprodução/ysldenver.com

O trabalho de um dos maiores estilistas do século XX está reunido no Museu de Artes de Denver. A retrospectiva mostra os mais de 40 anos de carreira e todo o legado que o estilista francês Yves Saint Laurent deixou para o mundo da moda. Os visitantes poderão conferir mais de 200 peças de alta costura, fotos, desenhos e filmes representativos da carreira do estilista, desde sua primeira coleção para a maison Dior em 1958 até seu último desfile em 2002.

Yves Saint Laurent – A Retrospectiva
Denver Art Museum
100 West 14th Avenue Parkway, Colorado – Estados Unidos
De 25 de março até 8 de julho de 2012
De terça a quinta, sábado e domingo, das 10h às 17h / sexta, das 10h às 20h
Ingressos de 14 a 22 dólares (cerca de 25 a 40 reais)

Azzedine Alaïa in the 21st Century

undefinedPeças assinadas pelo estilista tunisiano Azzedine Alaïa.
Fonte: Reprodução/groningermuseum.nl

As criações de um dos estilistas mais requisitados pelas celebridades podem ser vistas mais uma vez em um museu holandês. A primeira mostra dedicada exclusivamente ao estilista aconteceu em 1998. Muitos anos depois, aquele que já é considerado como um dos principais nomes da moda no século XXI tem suas criações de alta costura reveladas em uma nova exposição no museu Groninger. A mostra reúne os modelos mais importantes assinados pelo estilista tunisiano na última década.

Azzedine Alaïa in the 21st Century
Museu Groninger
Museumeiland 1, 9711 ME, Groningen – Holanda
De 11 de dezembro de 2011 a 6 de maio de 2012
De terça a domingo, das 10h às 17h
Ingressos de 3 a 13 euros (cerca de 7 a 31 reais)

Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations

undefinedAs estilistas Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada.
Fonte: Reprodução/metmuseum.org

A exposição explora as afinidades entre Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada – duas renomadas estilistas italianas de épocas diferentes. Inspirada nas “Impossible Interviews”, de Miguel Covarrubia, publicadas nas edições dos anos 30 da revista Vanity Fair, a mostra traz conversas fictícias entre as designers como uma maneira de fazer uma nova leitura de seus trabalhos. A exposição conta com aproximadamente 90 designs e 30 acessórios de Schiaparelli (datados do final da década de 20 até o início dos anos 50) e de Prada (desde os anos 80 até hoje).

Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations
The Metropolitan Museum of Art
1000 Fifth Avenue, Nova York – Estados Unidos
De 10 de maio a 19 de agosto de 2012
De terça a quinta e domingo, das 9h30 às 17h30 / sexta e sábado, das 9h30 às 21h
Ingressos de 12 a 25 dólares (cerca de 21 a 45 reais)

Louis Vuitton e Marc Jacobs

undefinedCartaz de divulgação da exposição "Louis Vuitton e Marc Jacobs".
Fonte: Reprodução/lesartsdecoratifs.fr

A exposição conta a história de dois grandes homens e suas contribuições para o mundo da moda. Louis Vuitton e Marc Jacobs são colocados em paralelo para uma análise da trajetória de cada um, com foco nas suas criações estilísticas, trabalhos artísticos e colaborações. Roupas consagradas e bolsas desejadas por muitas mulheres são alguns dos objetos que estarão disponíveis para o público, exibindo a criatividade que une duas personalidades temporalmente separadas.

Louis Vuitton e Marc Jacobs
Museu Les Arts Décoratifs
107 rue de Rivoli 75001, Paris – França
De 9 de março a 16 de setembro de 2012
De terça a sábado, das 11h às 18h / quinta, das 11h às 21h
Ingressos de 9,50 a 18 euros (cerca de 23 a 43 reais)

Christian Louboutin

undefinedOs saltos de solado vermelho são a marca registrada de Christian Louboutin.
Fonte: Reprodução/designmuseum.org

A exposição funciona como uma retrospectiva para celebrar a carreira daquele que desafiou os limites do design de sapatos. Com uma trajetória que já soma 20 anos, os sapatos de Christian Louboutin são símbolo de estilo, glamour, poder, feminilidade e elegância. A mostra revela a beleza e a teatralidade de stilettos, tênis, botas de renda e saltos adornados com joias. No centro da exposição, os visitantes poderão explorar o processo de criação de Louboutin de uma maneira única. O público conhecerá as fases de construção do sapato – desde o esboço inicial até o primeiro protótipo produzido na fábrica.

Christian Louboutin
The Design Museum of London
28 Shad Thames SE1 2YD, Londres – Inglaterra
De 1º de maio a 9 de julho de 2012
Diariamente, das 10h às 17h45
Ingressos de 6 a 10 libras (cerca de 17 a 30 reais)

The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk

undefinedDas ruas às passarelas - o trabalho de Jean Paul Gaultier aborda temas polêmicos.
Fonte: Reprodução/deyoung.famsf.org

Com um título emblemático e revelador, a exposição pretende reunir os fragmentos que fizeram a ilustre figura do estilista Jean Paul Gaultier sair das anônimas ruas de Paris para o estrelato nas passarelas das semanas de moda da Cidade Luz. Conhecido no universo fashion como “enfant terrible”, Gaultier estrelou sua primeira coleção em 1976 e fundou sua marca em 1997. Tendo o ponto alto de sua carreira nos anos 70, o renomado estilista francês foi um dos grandes responsáveis por trazer temas como a androginia, o homossexualismo, a diversidade étnica e a revolução sexual para as passarelas de Paris. A exposição multimídia inclui 140 designs de alta costura e prêt-à-porter criados desde meados da década de 70 até 2010. Essas peças ainda dividem espaço com croquis, documentos, fotografias de moda e vídeos que revelam a colaboração de Gaultier com diretores de cinema, coreógrafos e músicos, como Madonna, por exemplo.

The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk
De Young Museum
50 Hagiwara Tea Garden Drive, São Francisco – Estados Unidos
De 24 de março a 19 de agosto de 2012
De terça a domingo, das 9h30 às 17h15 / sexta, das 9h30 às 20h45
Ingressos de 6 a 10 dólares (cerca de 10 a 18 reais)

Ballgowns – British Glamour Since 1950

undefinedTrajes luxuosos para todas as ocasiões.
Fonte: Reprodução/vam.ac.uk

Elegante e luxuosa, a exibição “Ballgowns – British Glamour Since 1950” reúne todo o glamour dos trajes de gala usados na Inglaterra desde a década de 1950. São mais de 60 designs criados especialmente para aparições públicas, festas privadas, bailes da realeza e noites de inauguração espalhados em dois pisos da galeria. As peças recuperam mais de 60 anos da tradição britânica na criação e confecção para o mercado fashion. Entre os designers em exposição estão os tradicionais Victor Stiebel, Zandra Rhodes, Jonathan Saunders e Hussein Chalayan, ao lado de peças recém-saídas das passarelas e assinadas por Alexander McQueen, Giles Deacon, Erdem e Jenny Packham.

Ballgowns – British Glamour Since 1950
Victoria and Albert Museum
Cromwell Road SW7 2RL, Londres – Inglaterra
De 19 de maio de 2012 a 6 de janeiro de 2013
Diariamente, das 10h às 17h45 / sexta, das 10h às 22h
Ingressos de 7 a 10 libras (cerca de 20 a 30 reais)

Yohji Yamamoto

undefinedO estilista japonês Yohji Yamamoto.
Fonte: Reprodução/dmh.org.il

Conhecido por suas criações vanguardistas no mundo fashion, Yohji Yamamoto é considerado um dos estilistas mais inspiradores e enigmáticos do nosso tempo. Nas últimas quatro décadas, o designer contribuiu grandemente com a moda, desafiando as normas clássicas com seu estilo ousado. A exibição “Yohji Yamamoto” marca o aniversário de 60 anos das relações entre Japão e Israel e ainda celebra os 40 anos da “Y’s”, a grife do estilista japonês.

Yohji Yamamoto
Design Museum
Pinhas Eilon St. 8, 58459, Holon – Israel
De 4 de julho a 13 de outubro de 2012
Segunda e quarta, das 10h às 16h / terça e quinta, das 10h às 20h / sexta, das 10h às 14h / sábado, das 10h às 18h
Ingressos de 20 a 35 shekel (cerca de 9 a 17 reais)

Designing 007 - 50 Years of James Bond Style

undefinedImagem de divulgação da exposição "Designing 007 - 50 Years of James Bond Style".
Fonte: Reprodução/barbican.org.uk

A exposição “Designing 007” revela os 50 anos de um dos personagens mais icônicos do cinema. A mostra cobre a trajetória de James Bond, que começou com sua estreia, em 1962, no filme “007 contra o satânico Dr. No” e vai até o lançamento “Operação Skyfall”, de 2012. Com recursos multissensoriais, o público é levado a acompanhar a evolução de estilo do agente secreto ao longo dessas cinco décadas de sucesso. Entre os renomados estilistas que assinaram o figurino de 007 estão Giorgio Armani, Roberto Cavalli, Tom Ford, Hubert de Givenchy, Frida Giannini, Jenny Packham, Miuccia Prada, Oscar de la Renta, Philip Treacy, Emanuel Ungaro, Donatella Versace e muitos outros.

Designing 007 - 50 Years of James Bond Style
Barbican Art Centre
City of London EC2Y, Londres – Inglaterra
De 6 de julho a 5 de setembro de 2012
Diariamente das 11h às 20h / terça, das 11h às 22h
Ingressos de 8 a 12 libras (cerca de 23 a 35 reais)

Helmut Newton

A obra de um dos fotógrafos mais famosos do mundo está em exposição no Grand Palais, na França. Organizada por sua esposa, June Newton, a mostra funciona como uma retrospectiva que revisita os grandes momentos da carreira de Helmut Newton. São mais de 200 obras que vão desde fotografias em formato polaroide até um curta-metragem. Suas imagens, sempre inusitadas e provocativas, ganharam até um comercial para atiçar a curiosidade do público.

Helmut Newton
Grand Palais
Avenue Winston-Churchill, 75008, Paris – França
De 24 de março a 17 de junho de 2012
Horários e ingressos não divulgados

Fashion Collection (Cristóbal Balenciaga) e White Drama (Comme des Garçons)

undefinedPeças da grife Balenciaga em exposição no museu Galliera.
Fonte: Reprodução/paris.fr

Fechado desde 2009, o museu Galliera retoma suas atividades em 2012 com grandes exposições. Sempre dedicado ao mundo da moda, o museu parisiense reabre com duas mostras exclusivas dedicadas a grandes grifes internacionais. A primeiras delas, intitulada “Fashion Collection”, reúne 70 peças desenhadas por Cristóbal Balenciaga entre 1937 e 1968. São vestidos e casacos de alta costura que foram doados ao museu pela família do estilista espanhol. A segunda exposição tem como foco a coleção primavera/verão 2012 da grife Comme des Garçons. Os looks totalmente brancos assinados pela estilista Rei Kawakubo estarão disponíveis para visitação.

Fashion Collection (Cristóbal Balenciaga) e White Drama (Comme des Garçons)
Museu Galliera
34 Quai d'Austerlitz, 75013, Paris – França
De 13 de abril a 7 de outubro de 2012
De terça a domingo, das 10h às 18h / sexta, das 10h às 20h
Ingressos a 6 euros (cerca de 14 reais)

Leather Forever

undefinedQuatro bolsas exclusivas foram criadas juntamente com a exposição.
Fonte: Divulgação/hermes.com

Algumas das peças mais desejadas do mundo poderão ser conferidas na exposição “Leather Forever”, que marca os 175 anos da grife francesa Hermès. Trata-se de uma reunião de bolsas e lenços que recuperam a história da marca: desde os primeiros artigos de montaria (datados do século XIX) até os principais designs da atualidade. Os visitantes ainda poderão conferir a produção de peças em tempo real pelas mãos de artesãos. Além disso, quatro bolsas exclusivas foram criadas para irem a leilão com renda revertida para a Royal Academy of Arts de Londres.

Leather Forever
6 Burlington Gardens (anexo à Royal Academy of Arts)
Burlington House, Piccadilly, Londres – Inglaterra
De 8 de maio a 27 de maio de 2012
Diariamente, das 10h às 18h / sexta, das 10h às 22h
Entrada gratuita

Stars in Dior

undefinedCharlize Theron e o icônico vestido usado na campanha do perfume J'Adore.
Fonte: Reprodução/Dior

As criações da maison Dior sempre foram muito além das passarelas. Para provar a grandeza de seu legado, a grife preparou uma exposição com os looks usados pelas grandes estrelas de cinema nas telonas e também fora delas. O espaço que vai receber a mostra é a Villa Les Rhumbs, uma casa datada do século XIX, localizada no litoral norte da França, onde Christian Dior passou sua infância. “Stars in Dior” reúne vestidos, acessórios, fotografias e croquis que expõem a relação da grife com a sétima arte. São figurinos para grandes produções cinematográficas, trajes de gala para tapetes vermelhos ou peças usadas especialmente nas campanhas da grife. Além da exposição, a marca prepara o lançamento de um livro com o mesmo título que deve chegar à França em maio e aos Estados Unidos no segundo semestre de 2012.

Stars in Dior
Museu Christian Dior
Rue d'Estouteville, 50400, Granville – França
De 12 de maio a 23 de setembro de 2012
Diariamente, das 10h às 18h30
Ingressos de 4 a 7 euros (cerca de 9 a 16 reais)

Cindy Sherman

undefinedCindy Sherman em uma de suas muitas facetas.
Fonte: Reprodução/moma.org

Cindy Sherman é um dos grandes nomes da fotografia do século XX por seu diferencial na hora de tratar a arte. O segredo do sucesso de Sherman está, na maioria das vezes, dos dois lados da lente. Isso mesmo! A artista americana é a autora e a inspiração de seus trabalhos. Através de caracterizações inusitadas, a fotógrafa se transforma em inúmeros personagens que enfeitam suas imagens e constroem, assim, uma linguagem própria da artista. Além de suas famosas sessões de “autorretratos”, Cindy contribuiu com o mundo da moda, fotografando para grifes como a Comme des Garçons, Marc Jacobs, Balenciaga e até para a Vogue Paris. A exposição conta com 170 fotos, palestras, debates e exibições de filmes escolhidos por Cindy Sherman.

Cindy Sherman
MoMa – Museum of Modern Art
11 West 53 Street, 10019, Nova York – Estados Unidos
De 26 de fevereiro a 11 de junho de 2012
De quarta a segunda, das 10h30 às 17h30 / sexta, das 10h30 às 20h
Ingressos de 14 a 25 dólares (cerca de 25 a 46 reais)

The Little Black Jacket - Chanel’s classic revisited by Karl Lagerfeld and Carine Roitfeld

Depois de quase um mês de sucesso, a exposição “The Little Black Jacket” ganhou uma versão digital. Encerrada ontem, 15 de março, em Tóquio, no Japão, a exposição marcou o lançamento de um livro com o mesmo título e celebrou uma das peças mais consagradas da maison Chanel: o terninho preto. O modelo clássico, de abotoamento simples e confeccionado em tweed, foi revisitado em suas mais diferentes formas através das lentes de Karl Lagerfeld. Para isso, o estilista da maison – junto de Carine Roitfeld – elegeu mais de cem celebridades para vestir o terninho e fotografar de acordo com o seu estilo, provando que a peça é clássica e atemporal. Como a previsão de chegada do livro é apenas para o segundo semestre de 2012, confira a exposição digital e veja personalidades como Yoko Ono, Alexa Chung, Sarah Jessica Parker, Alice Dellal, Dakota Fanning, Sofia Coppola, Claudia Schiffer, Daphne Guiness, Kirsten Dunst, Linda Evangelista, Freja Beha e muitas outras em um dos modelos mais tradicionais da grife francesa.

The Little Black Jacket - Chanel’s classic revisited by Karl Lagerfeld and Carine Roitfeld
thelittleblackjacket.chanel.com

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: