Festival de Londres começa na quinta-feira com muita música

19/06/2012 às 14:042 min de leitura

Londres se prepara para os Jogos Olímpicos. Fonte: Thinkstock

(Reuters) O Festival de Londres 2012, uma celebração cultural em toda a Grã-Bretanha para coincidir com os Jogos Olímpicos, começa na quinta-feira com um espetacular estouro de fogos de artifício às margens do Lago Windermere e com uma réplica inflável em tamanho real de Stonehenge.

O festival, que vai de 21 de junho a 9 de setembro, é o marco principal da Olimpíada Cultural de quatro anos, e os organizadores disseram nesta terça-feira que 10 milhões de ingressos gratuitos estarão disponíveis para as pessoas experimentarem dança, teatro, música, arte e muito mais.

O secretário britânico de Cultura, Jeremy Hunt, afirmou que espera sensibilizar a opinião pública sobre os milhares de eventos acontecendo no país conforme aumenta a empolgação antes dos Jogos, que vão de 27 de julho a 12 de agosto.

"Este é um momento muito importante", disse ele nesta terça-feira. "Eu não acho que a ficha já caiu com o público."

"Eu acho que eles estão começando a apreciar o alcance e a emoção dos Jogos, mas o alcance e a emoção do maior festival cultural da nossa história é uma coisa ... que eu acho que as pessoas ainda têm de apreciar."

Ele disse que o festival, que custou cerca de 55 milhões de libras (86 milhões de dólares), era uma chance de mostrar o patrimônio cultural da Grã-Bretanha.

"Não apenas em 2012, mas todo ano temos a melhor cultura do mundo neste país e esta é a nossa grande oportunidade para rufar o tambor".

Alguns eventos que oficialmente contam como parte da Olimpíada Cultural teriam acontecido de qualquer maneira, mas muitos também foram incluídos especialmente no programa.

Para marcar a abertura do festival, o maestro venezuelano Gustavo Dudamel vai conduzir a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela em um concerto ao ar livre, tendo como cenário o Castelo Stirling, da Escócia.

Também na quinta-feira, a empresa de pirotecnia francesa Les Commandos Percu fará um espetacular estouro de fogos de artifício ao ar livre, às margens do Lago Windermere, no noroeste da Inglaterra, para coincidir com o revezamento da tocha olímpica.

Rihanna: uma das atrações do Festival. Fonte: Getty ImagesEntre os eventos mais esperados de lançamento do festival está a réplica em tamanho real de Stonehenge, feita pelo artista Jeremy Deller, chamada de "Sacrilégio".

Parte arte, parte um castelo inflável, a obra vai "surgir" no Jardim Botânico Nacional de Carmarthen, no País de Gales, e, em seguida, fará uma excursão pela Grã-Bretanha.

A Peace One Day, uma organização dedicada à ideia de um dia por ano livre de conflitos, está realizando um concerto em Londonderry, na Irlanda do Norte, e a instalação de Yoko Ono "Imagine Peace" será apresentado nas telas da Londres 2012.

Um dos maiores eventos da semana de abertura será o Hackney Weekend, patrocinado pela BBC Radio 1, um evento gratuito de música ao vivo em seis palcos, com mais de 100 artistas, incluindo Jay-Z, Rihanna e Jessie J.

Cerca de 100.000 pessoas são esperadas no evento de música.

Ruth Mackenzie, diretora da Olimpíada Cultural e do Festival de Londres 2012, disse que esperava que o orçamento fosse justificado pelo nível de interesse público.

O evento cultural tem sido criticado por estar fora de foco --uma pesquisa no início deste ano mostrou que a maioria dos britânicos não sabia exatamente o que era-- e alguns dos projetos têm sido ridicularizados como pretensiosos e caros.

"O financiamento do festival é um investimento... em vez de um fundo e é um investimento de 55 milhões de libras."

"Alguns de vocês podem pensar que é muito, mas eu garanto, para um festival de 12 semanas por toda a Grã-Bretanha... é um investimento muito pequeno e eu espero que, quando contabilizarmos os números finais após o festival, seremos capazes de demonstrar bom valor para o dinheiro."

Reportagem por Mike Collett-White

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: