Saúde/bem-estar
27/06/2012 às 06:22•3 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Em julho, as férias das crianças e o inverno fazem com que muitas pessoas resolvam aproveitar o período para tirar suas férias e viajar. Há quem prefira destinos tão frios quanto sua cidade natal, enquanto outros fogem do frio para curtir o clima quente de outros lugares.
Assim, arrumar as malas para se adequar ao clima do período nem sempre é fácil. Pensando nisso, a empresa OZ! Organize sua Vida elaborou algumas dicas para que ninguém erre nos looks para os dias de descanso.
Segundo as consultoras, o primeiro passo é se informar sobre as condições do tempo e as características climáticas do seu destino. Dessa forma, você escolhe peças mais adequadas, sem deixar de levar duas mudas diferentes, para o caso de a previsão se alterar.
Em seguida, arrume a mala de acordo com o que você pretende fazer nesses dias. Por exemplo: se a intenção for aproveitar a vida noturna da cidade, não se esqueça de levar looks mais sofisticados. Nesse caso, vale também a dica de apostar em roupas versáteis, que possam servir para produções diurnas e noturnas.
Outro truque indicado pelas profissionais da empresa é escolher peças que combinem entre si e de vários jeitos, como preto e branco, jeans e blusinhas. Por isso, evite estampas, que são mais difíceis de ajustar.
Não deixe também de pensar em acessórios que deem um toque final ao look, assim como opções de sapatos formais, informais e sandálias. Vale lembrar que nenhum deles deve ser novo, para que você não corra o risco de que o par machuque o seu pé.
Fonte: Thinkstock
Na hora de organizar tudo na mala, conte com uma ajudinha dos organizadores, como sacos a vácuo e embalagens adequadas para acessórios e peças íntimas. Assim, você terá certeza de que tudo chegará intacto ao destino, além de poupar espaço com bagunça.
Check list básico
Para que você evite erros na hora de separar as roupas, as consultoras da OZ! elaboraram uma sugestão de check list padrão, com ideias de peças que não pode faltar na viagem. Confira:
Elas sugerem ainda algumas adequações à lista, dependendo do estilo do destino. Se você for à praia, aumente o número de conjuntos de peças íntimas e adicione mais uma sandália, dois biquínis, canga e bolsa de praia.
Evite aborrecimentos! Fonte: ThinkstockPorém, se a viagem está marcada para o campo, a dica é apostar em uma jardineira (aquele macacão jeans), que é versátil e permite a troca somente das camisetas e blusas usadas com ela. Calça jeans e moletons também não podem faltar.
Quem for mais longe para conferir a neve de perto deve investir em ceroulas para os homens e meia-calça de lã para as mulheres, pois essas peças reforçam o agasalho por baixo da calça, deixando o look mais quentinho. A mala também deve conter outras peças de lã, como gorros e luvas.
Como organizar a mala
Depois de escolhidas as peças que você vai levar, é hora de organizar tudo na mala. As consultoras indicam começar pelos sapatos, que devem ir no fundo, devidamente embalados em saquinhos de tecido (muitas lojas já oferecem a embalagem com o par) ou então em uma sapateira adequada, que economiza espaço.
Em seguida, coloque as calças. Para que elas não amassem muito, o truque é colocá-las com as pernas para fora da mala e só dobrar depois de ter colocado todo o restante. Os modelos não devem ser dobrados mais que duas vezes.
A próxima camada será de jaquetas e blusas, viradas do avesso, com as mangas para dentro e dobradas apenas uma vez, ao meio. Se você for levar apenas uma jaqueta, prefira levá-la na mão ou, se a viagem for de carro, em suportes adequados que encaixam no banco.
O próximo passo é guardar os vestidos, também do avesso e com apenas uma dobra. Já as camisetas e blusinhas podem ir enroladas sobre as saias e vestidos. Por fim, a roupa íntima deve ser colocada em saquinhos ou colmeias próprios para armazenagem, sempre em conjuntos organizados. Para partes de cima com bojo, gire uma das partes e encaixe, para que não amasse.
Além da mala, é preciso organizar também o nécessaire. Coloque todo o material líquido em sacos plásticos, dividindo-o em categorias (produtos para banho, rosto, cuidados gerais e emergência). Já existem também porta-líquidos, que facilitam o trabalho.
Depois de tudo pronto, não se esqueça de adicionar um saco para roupa suja, feito de algodão, que protege a roupa e evita que as peças limpas acabem sujas. Afinal, depois de um bom período de descanso, ninguém vai querer passar tempo demais separando os looks para a lavanderia.