(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

De acordo com a NASA, o telescópio Hi-C, enviado ao espaço recentemente, capturou as imagens mais definidas já registradas da atmosfera solar. As imagens de altíssima resolução poderão ajudar os cientistas a entender o comportamento dessa camada de gases e seu impacto sobre o ambiente espacial do nosso planeta.

As temperaturas da atmosfera solar, também conhecida como coroa, chegam a alcançar milhões de graus Célsius, tornando-a mais quente inclusive que a sua superfície. Segundo a agência espacial norte-americana, o telescópio capturou um total de 165 imagens, focando especialmente nas áreas mais ativas.

Superdefinição

AmpliarBelíssima imagem capturada pelo satélite SDO (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Além disso, as imagens foram capturadas em extremo ultravioleta e com uma resolução cinco vezes mais alta do que as capturadas pelo satélite SDO, em missão para realizar observações sobre a dinâmica solar.

Só para que você tenha uma ideia, as imagens registradas pelo SDO mostram a superfície solar como se nos encontrássemos a uma distância de pouco mais de mil quilômetros, enquanto que as capturadas agora pelo Hi-C mostram as imagens como se estivéssemos a apenas 217 quilômetros.

Fonte: NASA