Astrônomos da NASA detectam quadrado escuro na superfície do Sol
523
Compartilhamentos

Astrônomos da NASA detectam quadrado escuro na superfície do Sol

Último Vídeo

A curiosa imagem acima, como você pode ver, mostra o que parece ser um enorme quadrado escuro na superfície do Sol. A figura foi capturada pela sonda não-tripulada SDO — Solar Dynamics Observatory — da NASA entre os dias 5 e 7 de maio, e não corresponde a nenhum  campo de futebol utilizado por criaturas gigantes que habitam a nossa estrela. O vídeo abaixo mostra a formação com maiores detalhes:

De acordo com a NASA, as imagens mostram um buraco coronal, que nada mais é do que uma área na superfície do Sol na qual ventos solares de altíssima velocidade são lançados ao espaço. Neste caso específico, o interessante é que essa ejeção parece formar um quadrado quase perfeito na região sul da nossa estrela, e dentro dele é possível que pudéssemos colocar todos os planetas do sistema solar juntos — o que você acha?

Ainda de acordo com a agência espacial, a sequência foi capturada com luz ultravioleta, e o quadradão parece mais escuro devido à falta de materiais emitam a luz nesse comprimento de onda. Se você prestar atenção, vai perceber que no interior do buraco coronal existem diversos pontinhos brilhantes, e eles correspondem aos locais nos quais o plasma quente é ejetado ao espaço.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.