
Ciência
01/10/2015 às 11:30•2 min de leitura
É comum que algumas pessoas comparem a terceira idade com fragilidade e até incapacidade para realizar algumas atividades que pessoas mais jovens praticam no cotidiano. Porém, existem pessoas que provam que o tempo de vida é somente um número e que é possível ser extremamente saudável e fazer o que quiser mesmo depois dos 60 anos.
Não acredita? O projeto do fotojornalista russo Vladimir Yakovlev “Age of Happiness” (Idade da Felicidade, em português) prova! Ele viajou pelo mundo para conhecer idosos que fazem coisas “improváveis” para a idade deles. Conheça algumas dessas pessoas incríveis:
Robert é um francês, da comuna de Mitry-Mory, que aos 35 anos terminou em sétimo lugar no Grand Prix des Nations, que era realizado na França. Mesmo depois de centenário, continua treinando e em 2012 conquistou um recorde mundial por percorrer 24,2 km tendo mais de 100 anos. Em janeiro de 2014, com 102 anos, ele quebrou o próprio recorde, aumentando a distância para 26,9 km. Em novembro faz 104 anos. Será que ele vai se superar novamente?
Quando Yvonne, que mora no Colorado (Estados Unidos), tinha 80 anos, sofreu uma grave concussão em um acidente de carro. O médico que a atendeu disse que ela poderia considerar a sua carreira atlética como patinadora no gelo finalizada. Atualmente com 89 anos, a senhora continua participando de competições como antes. Se você duvida das habilidades de Yvonne, confira um vídeo dela patinando:
Yvonne Dowlen from Ice Docs on Vimeo.
A americana começou a praticar pole dancing com 59 anos. Quando ela entrou na International Pole Sports Federation, eram raras as mulheres que praticavam o esporte. A federação criou uma categoria de competição para pessoas com mais de 50 anos apenas três anos depois da entrada dela. Pontarelli já teve várias conquistas no esporte, como a posição de finalista na International Pole Competition Masters em 2013. Ela participou também do último campeonato mundial da federação:
Você provavelmente sabe o que é stand-up comedy, mas, se não sabe, é um estilo de comédia em que o humorista se apresenta de cara limpa, como ele mesmo, em cima do palco. Lynn faz parte desse time de comediantes há 11 anos e prova que o senso de humor independe de idade. A apresentação abaixo não foi legendada, mas dá para perceber a disposição dela no palco:
Lloyd mora na Califórnia e é o fundador e editor-chefe da editora Shelter Publications, além de ser escritor e fotógrafo. Mas não é isso o que chama atenção nesse americano de 79 anos. O fato impressionante é que ele aprendeu a andar de skate aos 65 anos. Não é para qualquer um!
Confira mais histórias como essas na página do Facebook do projeto.