13 novelas que você assistia há 20 anos

05/01/2017 às 04:003 min de leitura

1. O Amor Está no Ar

A novela estreou em 31 de março, no horário das 18 horas, e contou com um triângulo amoro incomum: mãe (Betty Lago) e filha (Natália Lage) disputavam o amor do mesmo rapaz (Rodrigo Santoro). O novela teve até a presença de um extraterrestre (Eriberto Leão)!

2. Anjo Mau

Também no horário das 18 horas, "Anjo Mau" estreou em 8 de setembro e trouxe Glória Pires interpretando a babá Nice, que buscava ascensão social a qualquer custo. A novela fez tanto sucesso que já foi reprisada 2 vezes no "Vale a Pena Ver de Novo".

3. Salsa e Merengue

O primeiro semestre do ano no horário das 19 horas foi dominado pelo suingue de "Salsa e Merengue", que estreou no ano anterior, mas foi exibida até o dia 2 de maio. A música "Maria", de Ricky Martin, ficou durante semanas entre as mais tocadas no país. E uma curiosidade: foi a primeira novela do horário a trazer cenas de nudez (no caso, da atriz Cristiana Oliveira).

4. Zazá

A novela das 19 horas não agradou muito a crítica, mas teve mais de 200 capítulos e contava a história de Mariza Dumont (Fernanda Montenegro), uma descendente de Santo Dumont que também era apaixonada por aviação.

5. O Rei do Gado

Até o dia 14 de fevereiro, os brasileiros acompanhavam os últimos capítulos de uma das novelas mais importantes dos anos 90. A história da guerra entre as famílias Mezenga e Berdinazzi também abordou temas como a reforma agrária e o MST.

6.  A Indomada

A história se passava em Greenvile, uma cidade fictícia no interior de Pernambuco. O inglês se fazia presente nas falas de Maria Altiva, a vilã vivida por Eva Wilma. No final, ela desaparece em um incêndio, vira fumaça e é vista por todos os moradores da cidade dizendo "I'll be back", uma referência clara a "O Exterminador do Futuro". A novela também ficou famosa por esconder o mistério sobre a identidade do temível Cadeirudo.

7. Por Amor

Em 13 de outubro estreou a novela de Manoel Carlos que trouxe um dilema: a mãe (Regina Duarte) que troca o seu bebê na maternidade com o próprio neto que nascera morto, tudo para manter a felicidade da própria filha (Gabriela Duarte). Susana Vieira interpretou a vilã Branca, um de seus papéis mais incônicos.

8. Chiquititas

Agora, se o teu lance não era com o Globo, o SBT lançou um de seus maiores fenômenos em 1997: "Chiquititas" estreou em 28 de julho e durou quase 4 anos, sempre renovando o elenco. A história mostrava as meninas no orfanato Raio de Luz aprontando muito e se metendo em várias confusões. Com o tempo, alguns meninos também entraram no elenco.

9. Maria do Bairro

Outro fenômeno de público no SBT foi "Maria do Bairro", que estreou em 20 de fevereiro substituindo "Marimar", que também fizera sucesso. A novela fez tanto sucesso que teve uma reprise iniciada ainda em 1997, pouco mais de 4 meses depois do término da primeira exibição. A novela mostra a pobre Maria, interpretada pela cantora Thalía, indo viver na casa de uma família abastada e tendo que conviver com o preconceito de suas origens.

10. Canoa do Bagre

Depois de 20 anos sem fazer novela, a Record lançou "Canoa do Bagre" em 15 de setembro de 1997. A história girava em torno de uma vila de pescadores na cidade de Bertioga, em São Paulo. No elenco, estavam atores como Carmo Dalla Vechia, Solange Couto e Lolita Rodrigues.

11. Xica da Silva

A extinta TV Manchete exibiu de 17 de setembro de 1996 a 11 de agosto de 1997 aquela que é considerada uma das melhores novelas brasileiras de todos os tempos "Xica da Silva". Taís Araújo interpretava a personagem-título, sendo a primeira protagonista negra de uma novela do Brasil. A história mostrava o período escravocrata no Brasil e trazia vários personagens reais, incluindo a própria Xica da Silva, que viveu entre 1732 e 1796.

12. Mandacaru

A novela estreou em 12 de agosto, na Manchete, com a difícil missão de repetir o sucesso de "Xica da Silva". Para isso, retratou o período do cangaço logo após a morte de Lampião em 1938.

13. Perdidos de Amor

Na Band, a única novela de 1997 foi "Perdido de Amor", que se encerrou em 7 de junho, após a estreia em 28 de outubro do ano anterior. Ela passava no horário das 19 horas e trazia uma história romântica envolvendo um triângulo amoroso formado por Maria Luísa (Christiane Fernandes), Rodrigo (Cláudio Lins) e Pedro Henrique (Lugui Palhares).

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: