16 fatos sobre os 50 anos de história da Rede Globo

27/04/2015 às 06:212 min de leitura

1 — A primeira novela do canal foi “Ilusões Perdidas”, que estreou em abril de 1965 e foi escrita por Enia Petri e dirigida por Líbero Miguel e Sérgio Britto.

2 — Osmar Prado estava na primeira novela da Globo, “Ilusões Perdidas”, bem como Reginaldo Faria.

3 — A música "Um novo tempo (Hoje é um novo dia)" foi lançada em 1971 e virou, desde então, o tema das festas de fim de ano, sempre tendo sido interpretada, desde o começo, pelo elenco da Globo.

4 — William Bonner está à frente do Jornal Nacional desde 1996 como âncora e editor-chefe. Antes disso, ele passou pelo Jornal da Globo (89 a 93), Fantástico (88 a 90) e SPTV (86 a 89), telejornal local de São Paulo.

5 — Em 1977, toda a programação da Rede Globo passou a ser exibida em cores, algo que antes era restrito apenas às novelas e aos telejornais.

6 — Segundo dados da própria emissora, seu sinal chega a 5.487 cidades, ou 98% dos municípios, com uma média de 170 milhões de telespectadores brasileiros. Fora do Brasil, a emissora está presente em mais de 100 países.

7 — A TV Globo já sofreu três incêndios: o primeiro, em 1969, em sua antiga sede em São Paulo, e dois no na sede do Rio de Janeiro, em 1971 e 1976.

8 — A primeira novela exportada pela Globo foi “O Bem-Amado”, em 1977. Entre os maiores sucessos de exportação estão as novelas “Escrava Isaura”, “Da Cor do Pecado”, “O Clone” e “Terra Nostra”.

9 — O atual dono do SBT, Silvio Santos, trabalhou na Globo no “Programa Silvio Santos” exibido de 1966 até 1976.

10 — A primeira logo da Globo, lançada em 1965, era um cata-vento. Depois de passar por várias transformações, somente em 1975 ganhou contornos mais parecidos com os que tem hoje.

11 — O documentário britânico “Muito Além do Cidadão Kane”, de1993, que traz uma análise crítica sobre o fundador da emissora, Roberto Marinho, teve seus direitos comprados pela Rede Record, em 2009. Rumores dão conta de que o documentário teria sido censurado pela Justiça brasileira na época do lançamento, mas o produtor do vídeo, John Ellis, nega que isso tenha ocorrido. No entanto, ele revelou que a Globo tentou comprar os direitos de exibição do documentário para engavetá-lo.

12 — A novela mais longa do canal foi "A Grande Mentira", que ficou no ar de junho de 1968 a julho de 1969, com 341 capítulos. Mas essa é apenas a nona novela mais longa da TV brasileira: a primeira é Redenção, que teve 595 capítulos e ficou no ar por dois anos, sendo exibida pela extinta TV Excelsior.

13 — A primeira transmissão de um jogo de futebol ao vivo feita pela Globo aconteceu na Copa do Mundo de 1970, realizada no México.

14 — O primeiro especial de fim de ano com Roberto Carlos foi ao ar em 1974. No início do programa, foram mostradas imagens da cidade natal do cantor, Cachoeiro de Itapemirim, no interior do Espírito Santo.

15 — "Video Show" estreou em 1983, sendo apresentado por Tássia Camargo e passando inicialmente aos domingos.

16 —Talvez você não lembre, mas a atriz Marisa Orth dividiu a apresentação da primeira edição do programa Big Brother Brasil com Pedro Bial por uma semana. Antes de parar de atuar como apresentadora, Marisa cometeu uma gafe: o líder da semana, Sérgio, tinha que indicar alguém para o paredão. Antes mesmo que ele revelasse sua decisão, Marisa Orth disse “Caetano”, que por coincidência — ou não — era exatamente a escolha do Brother. 

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: