Este vilarejo polonês parece ter saído de um conto de fadas
444
Compartilhamentos

Este vilarejo polonês parece ter saído de um conto de fadas

Último Vídeo

Andar pelas ruas do vilarejo de Zalipie, na Polônia, é uma experiência muito mais que turística – na verdade, chega a ser poética. Por lá, paredes de casas e seus muros têm pinturas de flores, árvores e folhas – em alguns casos, nem mesmo os telhados ficam de fora da decoração.

Poloneses já são conhecidos pela preferência visual por cores vibrantes e pelo uso de várias cores ao mesmo tempo, então não é de se espantar que a solução de um morador para cobrir uma marca de fuligem causada pelo fogão, em 1948, tenha se tornado uma marca registrada de muitas casas.

Com pouco vento e muito frio, era normal que várias construções do vilarejo ficassem marcadas por manchas dos fogões à lenha, típicos das casas da região. A ideia de cobrir essas manchas com pinturas de flores foi ficando cada vez mais popular e, como resultado, temos um cenário que parece ter saído de livros de contos de fadas. Veja a seguir:

Hoje, além das casas, temos celeiros e igrejas cobertos com pinturas coloridas e criativas. Desde que a tendência teve início, o vilarejo já promove competições entre os moradores. O concurso também tem como objetivo ajudar a Polônia a se recuperar dos traumas provocados pela Segunda Guerra Mundial.

Se um dia você visitar a terra do Pierogi, saiba que Zalipie fica ao sudeste da Polônia, a apenas 90 minutos de Cracóvia. Em termos turísticos, conhecer esse pequeno recanto de construções coloridas promete ser uma experiência e tanto. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.