10 edifícios milenares que continuam em pleno uso atualmente

10/06/2013 às 06:363 min de leitura

Ao longo da História, os seres humanos construíram inúmeras estruturas que nos espantam até hoje, seja por sua engenhosidade, beleza ou grandiosidade. O mais incrível é que inúmeras dessas obras continuam em pleno funcionamento, apesar de terem sido construídas há muitos e muitos séculos. O pessoal do site Gizmodo reuniu uma lista desses edifícios em uma interessante matéria, e você pode conhecer um pouco mais sobre alguns deles a seguir:

1 – Basílica de Santa Sofia, Istambul

Fonte da imagem: Reprodução/Sofaltaesse

Esta incrível estrutura, também conhecida como Hagia Sophia — do grego “Santa Sabedoria” —, foi construída pelo Império Bizantino no século 6 e hoje funciona como um museu. No entanto, no decorrer de sua longa história, ela já foi uma catedral católica, um mosteiro e também uma importante mesquita.

2 – Panteão de Agripa, Roma

Fonte da imagem: Reprodução/Italy Guides

Mantido em uso desde a sua construção original — que data de 27 a. C.! —, o Panteão de Agripa sempre esteve em uso, seja como templo dedicado a todos os deuses ou como igreja cristã. Hoje, ele é o edifício da época greco-romana que se encontra em melhor estado de preservação em Roma e é utilizado como igreja, além de ser mundialmente famoso por sua incrível cúpula.

3 – Basílica da Natividade, Belém

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Este famoso edifício marca o suposto local de nascimento de Jesus Cristo, e foi construído sobre uma caverna no século 4 a mando do imperador romano Constantino I. Esse local é considerado sagrado tanto pelos cristãos como pelos muçulmanos, e hoje pertence à ordem dos monges franciscanos, à Igreja Ortodoxa Oriental e à Igreja Armênia, com vários serviços religiosos celebrados diariamente.

4 – Represa de Proserpina, Mérida

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

Localizada na Espanha, esta bela represa foi construída pelos antigos romanos entre os séculos 1 e 2 e continua em pleno funcionamento, abastecendo fazendas e cultivos locais. Aliás, trata-se da maior represa artificial da época romana no mediterrâneo, contando com 425 metros de extensão e 21 metros de profundidade.

5 – A Grande Mesquita de Kairouan, Tunísia

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Contando com 400 colunas de mármore e pórfiro, esta é uma das mesquitas mais antigas do mundo — ela foi construída no século 7 — e continua em pleno funcionamento. A estrutura foi erguida a mando de Uqba ibn Nafi (por isso ela também é conhecida como “Mesquita de Uqba”),e ocupa uma área de 9 mil metros quadrados, com perímetro de 415 metros.

6 – Torre de Hércules, La Coruña

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Mais uma criação romana que continua em uso até os dias de hoje, a Torre de Hércules foi construída na Espanha no século 2, funcionando como um farol. Com formato quadrado e 68 metros de altura, a luz emitida pela torre pode ser vista a 32 milhas em alto mar. Segundo a lenda, Hércules ergueu o monumento depois de decapitar Gerião, que teria sido enterrado sob o farol pelo herói da mitologia grega.

7 – Coliseu, Roma

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

Construído na época da Roma Antiga — entre 68 e 79 d.C. —, o Coliseu funcionava como um anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas. Ele ficou em uso por cerca de 500 anos, e foi palco de inúmeros espetáculos, incluindo as famosas — e sangrentas — batalhas entre gladiadores.

Hoje em dia, além de ser um dos monumentos mais visitados do mundo, receber grandes concertos e ser palco de eventos culturais, a procissão da Via Crúcis, presidida pelo Papa, passa por lá todas as sextas-feiras santas.

8 – Templo de Angkor Wat, Camboja

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Esta belíssima estrutura, localizada na região de Angkor, no Camboja, é apenas um de inúmeros monumentos que podem ser encontrados próximos à cidade de Siem Riep. O Templo de Angkor Wat é o maior e melhor conservado de todos eles e, apesar de ter sido construído no século XII, continua em funcionamento até os dias de hoje.

Além de ser considerado um dos tesouros arqueológicos mais importantes do planeta, Angkor Wat também é a maior estrutura religiosa já construída no mundo, tendo servido de residência para cerca de 20 mil pessoas no passado.

9 – Vilarejo de Acoma

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Localizado em Albuquerque, no Novo México, o Vilarejo de Acoma — ou “Pueblo de Acoma” — é habitado por uma tribo indígena que ocupa essa mesma região há mais de 2 mil anos. Hoje, essa localidade é considerada como a cidadezinha mais antiga dos Estados Unidos, contando com quase 3 mil habitantes.

10 – Castel Sant’Angelo, Roma

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Também conhecido como Mausoléu de Adriano, essa belíssima estrutura de feita de travertino está conectada ao Vaticano através de um corredor fortificado de 800 metros de extensão. Sua construção original foi iniciada no século 2 a mando do imperador Adriano, para servir de local de sepultura para ele e sua família.

No entanto, a função do edifício foi alterada diversas vezes ao longo da história — além de mausoléu, o Castel Sant’Angelo já serviu de edifício militar, prisão e fortaleza papal —, e hoje em dia ele foi transformado em museu, sendo uma das atrações turísticas mais visitadas de Roma.

***

É claro que a lista de edifícios e templos milenares que continuam a ser utilizados até os dias de hoje é muito mais longa do que essa que você acabou de conferir, mas você pode contar para a gente nos comentários se conhece mais algum exemplo ou se já visitou os que listamos na nossa matéria!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: