Você sabe qual é a maior ‘coisa’ que existe no universo?

07/08/2015 às 13:471 min de leitura

Você saberia dizer qual é a maior “coisa” que existe no universo? Se for falar que é a língua da sua sogra, saiba que você está errado. Astrônomos dos EUA e da Hungria acabaram de identificar um anel resultante da explosão de raios gama que tem nada menos que 5 bilhões de anos-luz de diâmetro!

A descoberta foi relatada pelo professor Lajos Balazs, do Observatório de Konkoly, em Budapeste, na Hungria. A explosão de raios gama (GRB) é um dos eventos mais luminosos do universo. Esse tipo de fenômeno libera em poucos segundos mais energia do que o Sol seria capaz de liberar em 10 bilhões de anos! Confira um modelo de como seria esse anel:

O pontinho azul no "canto" inferior esquerdo da imagem é a Via Láctea, e um pedaço do anel resultante da gigante explosão pode ser visto como a faixa luminosa no centro dessa figura

Acredita-se que isso ocorre quando estrelas extremamente massivas entram em colapso dentro de buracos negros. Vários observatórios internacionais foram necessários para validar a recém-descoberta. A distância dessa GRB está calculada em cerca de 7 bilhões de anos-luz daqui da Terra.

“Se estivermos certos, essa estrutura contradiz os modelos atuais do universo. É uma grande surpresa encontrar algo tão grande assim, e nós ainda não entendemos muito bem como isso veio a existir”, explicou o professor Balazs. Os pesquisadores ainda precisam entender como o anel se originou e se a formação das galáxias conhecidas pode ter influenciado em alguma coisa.