(Fonte da imagem: Thinkstock)

Cientistas da Universidade de Montreal podem ter descoberto uma nova maneira de aniquilar superbactérias mortais. De acordo com o site PhysOrg, os pesquisadores podem ter encontrado uma forma de desarmar esses microrganismos patogênicos, permitindo que o nosso próprio sistema imunológico os destrua.

Segundo a publicação, o estudo focou na Brucella, uma superbactéria rara e para a qual não existe uma vacina ainda. Esses organismos utilizam uma proteína — a VirB8 — para infectar um organismo hospedeiro, e os pesquisadores descobriram um grupo de moléculas que inibe o mecanismo de ação dessas proteínas, evitando que as bactérias possam se proliferar e causar infecções.

Darth Vader nu e desarmado

Conforme explicou Christian Baron, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, para entender como essa nova estratégia funciona, basta imaginar as superbactérias como sendo o Darth Vader. O tratamento eliminaria a armadura e o sabre de luz do vilão, deixando-o completamente desprotegido e nu para enfrentar os guerreiros Jedi.

De acordo com os pesquisadores, a nova abordagem, caso seja desenvolvida, permitirá destruir superbactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos normalmente utilizados para tratar infecções e até mesmo aquelas que ainda não contam com tratamentos disponíveis.

Fontes: University of Montreal, Chemistry & Biology e PhysOrg