Samsung mostra tecnologia que permite ver 'através' de caminhões
175
Compartilhamentos

Samsung mostra tecnologia que permite ver 'através' de caminhões

Último Vídeo

"Uma ideia que, em vez de mudar a vida das pessoas, as salva". É assim que a Samsung define o seu Safety Truck, um novo sistema desenvolvido com o objetivo de aumentar a segurança nas estradas.

A tecnologia é relativamente simples, consistindo em quatro monitores gigantes instalados na traseira da carreta que transmitem as imagens – em tempo real – de uma câmera instalada na dianteira do caminhão. Dessa forma, os motoristas que ficam atrás do veículo conseguem ver claramente quando a pista está livre para efetuar uma ultrapassagem de forma segura. O sistema ainda conta com um modo que facilita a visibilidade durante a noite.

A Argentina foi o país que inspirou a criação do Safety Truck: lá, uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trânsito a cada aproximadamente uma hora, sendo que 80% dessas mortes acontecem nas estradas e principalmente em tentativas de ultrapassagem – um risco recorrente em um país onde centenas de estradas são de pista simples.

Sendo assim, a gigante coreana optou por incorporar sua tecnologia nos caminhões para tornar as viagens mais seguras. O sistema foi testado como um piloto no país sul-americano, e o protótipo mostrado no vídeo não está mais em operação, mas já foi o suficiente para provar que a tecnologia funciona e que é eficiente.

O próximo passo, ainda segundo a Samsung, é efetuar mais testes para adequar o Safety Truck aos protocolos existentes em cada país para conseguir as aprovações necessárias para expandir o projeto.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.