Ciência
26/07/2011 às 07:45•3 min de leitura
Tirar aquelas férias maravilhosas é uma das melhores sensações que alguém pode ter. No entanto, as coisas começam a ficar complicadas quando as palavras “fazer as malas” vêm à cabeça. É nessa hora que vêm as piadas sobre as malas das mulheres e o peso. Porém, a editora da Vogue japonesa, Ana Dello Russo tem um manual de sobrevivência em qualquer parte do mundo feito para todos os tipos de viajantes.
Número 1
O primeiro e mais importante conselho de Anna Dello Russo é “as malas devem ser leves como uma pena”. Para ela, proibido mesmo é pagar excesso de bagagem no aeroporto! Vale lembrar que essa é a única época do ano em que você está (um pouco) liberada de tanta moda. Por isso, a próxima dica pode ser uma tarefa duríssima para algumas moças.
Número 2
O segundo mandamento da mala de viagem é bastante taxativo: leve apenas um par de sapatos de salto alto. Portanto, é hora de escolher muito bem qual será o seu queridinho que irá acompanhá-la em jantares e eventos mais “finos” durante as suas férias.
Número 3
A terceira regra da mala ideal é levar biquínis e maiôs em quantidade suficiente para repetir o mínimo possível. A partir daí, você já pode imaginar qual seria o quarto mandamento da viajante. “Kit de natação”, revela Anna Dello Russo.
Número 4
“Eles são tão pessoais quanto os seus óculos de leitura”, conta a editora da Vogue Japão. Sendo assim, não esqueça seus óculos de mergulho. Eles são essenciais para aproveitar cada passeio no mar, rio ou piscina. Nunca se sabe quando eles serão necessários.
Número 5
Para os momentos de trânsito, tédio ou apenas relaxar à beira mar, leve quantos livros forem necessários para aproveitar o sol e manter o seu ritmo de leitura. Nesses casos, Anna Dello Russo recomenda levar uma bolsa só para os seus livros em papel. Mas se você quiser levar o seu leitor digital, nada a impede.
Número 6
Agora chegamos a um momento crítico: a sua nécessaire. Ela precisa estar o mais completa possível, mas também não precisa exagerar. Para não deixar dúvidas, Anna lista uma série de produtos que são indispensáveis em qualquer “kit de beleza”:
Vale lembrar que esses itens são pessoais e, assim como os óculos, não devem ser emprestados de ninguém. Todos eles são perfeitos para a sua pele e devem ser usados apenas nela. Sendo assim, passemos ao próximo item.
Número 7
Atualize seu iPod, iPad, iPhone e todos os outros aparelhos que fazem parte da sua comitiva digital. Eles são tão importantes quanto os seus livros, porém ocupam muito menos espaço do que os seus amigos em papel. A vantagem é que você sempre pode ter aquele joguinho viciante para salvá-la a qualquer momento.
Nessas horas é bom saber que Angry Birds, Tiny Tower e tantos outros títulos para a plataforma iOS está disponível para salvar o seu dia. Por isso, não esqueça de carregar tudo antes de partir em viagem!
Número 8
Complete o seu visual com detalhes locais. Deixe alguns sapatos, colares e chapéus em casa. Experimente comprar o que há de nativo no lugar para onde você está indo. Tudo isso fará com que o seu visual fique ainda mais incrementado e interessante. Afinal, por que não levar aquela pulseira linda feita com pedras locais e ainda economizar com lembranças da sua viagem?
Número 9
Entre no clima. Para Anna Dello Russo nada é tão bom quanto “flertar” com a cultura local do seu destino. Ela diz que é importante sentir como é a atmosfera do lugar. “Se está na Amazônia, seja exótica; seja étnica se estiver em Anatolia e deixe para ser mediterrânea se for à Cartagena”, aconselha a editora da Vogue Japão.
Número 10
Por último e não menos importante: as compras! É hora de tirar aquela sacolinha de compras superfina que você lembrou-se de colocar na mala. Além de evitar aquele acúmulo de pacotes de milhares de lojas, este é um gesto bem consciente de quem quer parar com o desperdício de sacolas plásticas. Além disso, a sua sacola pode combinar sempre com o seu look do dia. É uma ótima ideia, não?
Depois de todas essas dicas, só nos resta esperar pelo verão e planejar as melhores férias que forem possíveis!