Ciência
04/08/2011 às 14:29•2 min de leitura
Fonte: leroyalmonceau.com
O Le Royal Monceau é muito mais do que um hotel. Símbolo de Paris, ele reúne um pouco de cada uma das características da capital francesa – arte, cultura, música e gastronomia da melhor qualidade podem ser encontradas aqui.
O hotel fica bem no coração da cidade, a poucos minutos de caminhada de lugares importantes, como o Arco do Triunfo e a Avenida Champs Elysées. Originalmente inaugurado em 1928, o hotel passou por uma reforma que levou dois anos (de 2008 a 2010), custou mais de cem milhões de euros e o fez entrar de vez na cena cultural da cidade.
Todo transformado pelas mãos do aclamado designer francês Philippe Starck, o prédio tem hoje 150 quartos luxuosos, decorados com móveis desenhados pelo próprio Starck e inspirados nas décadas de 40 e 50. Na gastronomia, os hóspedes – que, na verdade, são tratados como convidados – podem escolher entre dois restaurantes que servem culinária local e italiana, sempre assinadas pelos melhores chefs. Mas não é apenas por isso que o hotel impressiona.
Fonte: leroyalmonceau.com
Depois da reforma, o espaço recebeu novas instalações que pretendem receber e divulgar um pouco da cultura parisiense. Entre eles, um cinema – Le Cinéma des Lumières – com capacidade para cem pessoas e que, além de receber eventos, promove regularmente exibições de filmes. Moderno e muito bem equipado, o local ainda oferece releituras das tradicionais guloseimas vendidas nos cinemas – pipoca, sorvete e chocolate – mas, em versões feitas pelos chefs Laurent André e Pierre Hermé, especialistas em sobremesas.
Além da sétima arte, o hotel também reservou um espaço para os livros. La Librairie des Arts é a primeira livraria parisiense dedicada exclusivamente à arte contemporânea. Os hóspedes têm à disposição mais de 700 títulos e edições limitadas de obras feitas por artistas e arquitetos. O espaço ainda pretende promover cursos e eventos.
Mas como a arte não para por aqui, o Le Royal Monceau também tem sua própria galeria de arte. Chamada de Art District, o espaço pretende receber artistas, admiradores, colecionadores, profissionais e pessoas interessadas em arte contemporânea. Na programação, quatro mostras principais ficam em cartaz durante todo o ano e a galeria ainda recebe anualmente o trabalho de mais quatro artistas internacionais, sendo um representante de cada país.
Fonte: leroyalmonceau.com
Toda a atividade cultural do Le Royal Monceau pode ser acompanhada no “Art for Breakfast”, um site criado exclusivamente para divulgar tudo o que acontece nas áreas comuns do hotel.
Confira a galeria e veja o resultado do trabalho de Philippe Starck na reforma do novo espaço cultural de Paris.
Serviço:
Le Royal Monceau – Raffles Paris
37 Avenue Hoche
75008 – Paris