Ciência
09/11/2011 às 10:32•2 min de leitura
Fonte: Divulgação
Está aberta em Londres, no Museu Victoria & Albert, a exposição “Postmodernism: Style and Subversion 1970–1990” que explora as ideias radicais e controversas que desafiaram o conservadorismo, derrubando a simplicidade nas artes e no entretenimento.
A mostra retrata todas as referências do pós-modernismo: movimento que aconteceu a partir dos anos 70, tendo seu ápice nos extravagantes anos 80. As influências da época prezavam pelo exagero, geometria e designs ditos futuristas. Ela expõe como o pós-modernismo evoluiu de um movimento provocativo de arquitetura no início de 1970 e rapidamente passou a influenciar todas as áreas da cultura popular, incluindo arte, filmes, música e moda.
A exposição reúne mais de 250 objetos em todos os gêneros de arte e design, revisitando uma época em que o estilo não era apenas um 'look' mas tornou-se uma atitude. Movimentos como o punk e o new wave fizeram parte dessa fase.
O professor Martin Roth, diretor da V & A, disse: "É perfeito realizar esta exposição agora, 40 anos a partir de quando as primeiras ideias do que hoje conhecemos como pós-modernismo surgiram. Muitos dos nossos visitantes terão lembranças pessoais da época e poderão refletir sobre o impacto do pós-modernismo em suas vidas”.
A exposição está organizada em três seções cronológicas para identificar os principais aspectos do pós-modernismo.
A primeira galeria se centra principalmente na arquitetura. Ela mostra como os altos e baixos de referências culturais foram misturados em uma nova linguagem crítica.
A segunda parte da exposição é dedicada à proliferação do pós-modernismo, passando pelo design, arte, cultura, música e moda durante a década de 1980.
A seção final examina a cultura da mercadoria hiperinflacionada da década de 1980. Esta década viu o dinheiro se tornar uma fonte de fascinação infindável para artistas, designers e compositores. De pinturas de Andy Warhol a projetos de Karl Lagerfeld para a Chanel, o consumismo e o excesso foram marcas do pós-moderno.
Referências de artistas da música como Grace Jones, New Order e David Byrne (Talking Heads), e de filmes como “Blade Runner” também podem ser vistos na exposição que vai até o dia 15 de janeiro. Quem tiver a ótima oportunidade de estar em Londres até lá, vale a visita!
Postmodernism: Style and Subversion 1970–1990
Victoria & Albert Museum
Em cartaz até 15 de janeiro de 2011
Entrada: 11 libras
vam.ac.uk