Ciência
14/02/2012 às 10:25•4 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Viajar exige algum desprendimento da sua “vida normal” na sua cidade de origem. Chegar ao destino também pede que você tente experimentar coisas novas para não ser aquele típico turista que segue apenas o roteiro principal da cidade. Existe muito a ser visto além dos monumentos e pontos turísticos triviais que normalmente são sugeridos ao fechar pacotes.
Ajuda muito quando o hotel no qual você vai ficar tem em mente que seus hóspedes não são apenas turistas medianos. Estabelecimentos que adotam essa postura costumam oferecer mais do que um quarto, café da manhã e um concierge para dar algumas dicas. Os “hotéis-butique” são uma tendência que vem ficando cada vez mais forte nas cidades de forte apelo turístico.
Nesses hotéis, os hóspedes costumam encontrar recursos para que não se sintam “peixes fora d’água” e possam se misturar à vida da cidade o quanto antes. Assim, o conforto e o luxo desses estabelecimentos acabam virando uma obrigatoriedade para quem oferece esses serviços.
Normalmente, os hotéis-butique têm poucos quartos — no máximo 50 —, com ares de pousada. Assim é mais fácil investir no que realmente interessa ao viajante: ambiente agradável, atendimento de primeiríssima categoria e bastante conforto.
Se você está planejando a sua próxima viagem e não quer ser “só mais uma”, aqui vão algumas dicas de lugares que têm seus hotéis-butique.
Carlos, um bom anfitrião
Se você está se perguntando “Quem diabos é o Carlos?” é sinal de que a estratégia da rede de hotéis-butique Room Mate deu muito certo. Todos os hotéis que levam essa marca têm nomes de pessoas. Isso dá a impressão que você irá ficar na casa de um amigo, em vez de um hotel. O Carlos é um hotel com cara de estúdio de arte, bastante moderno e cheio de estilo para receber seus “convidados” em Buenos Aires.
Fonte: room-matehotels.com
No Carlos você pode tomar café da manhã até o meio dia e desfrutar de um apartamento supermoderno projetado pelo designer Tomas Alia, que incluiu mezaninos e cozinha no projeto para que dar a sensação de estar realmente na casa de um amigo, e não em um hotel. Se você quiser passar a sua noite de núpcias por lá, vai desembolsar cerca de 129 dólares mais as taxas.
A equipe do hotel está preparada para dar dicas sobre Buenos Aires para que você não se sinta só mais uma brasileira perdida na Avenida 9 de Julio ou então que vá parar no Mercado de San Telmo por acaso. Lá eles saberão indicar as melhores baladas e os passeios mais interessantes da capital portenha!
O primeiro do Brasil
O Hotel Unique é uma referência quando o assunto é hotel-butique no Brasil. Com ampla área de social e corporativa, o hotel tem tudo o que os bons apreciadores de arquitetura, música, arte e gastronomia mais valorizam. Trata-se do primeiro estabelecimento do tipo no país e, por isso, lançou várias tendências para outras cidades.
Fonte: hotelunique.com.br
Quem se hospeda por lá tem direito a camas queen size, internet sem fio de alta velocidade, amenities da Bulgari e serviço de quarto a qualquer hora do dia. Os pacotes especiais do hotel também são atrações à parte. O DreamPink é um dos mais interessantes. Nele, você e a sua melhor amiga podem desfrutar do que há de melhor em São Paulo com direito a motorista particular, personal shopper, café da manhã e vários outros mimos.
O preço dos pacotes pode variar de acordo com a disponibilidade.
A Ponta dos Ganchos
Situado em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, o resort Ponta dos Ganchos é um dos mais luxuosos do país. Os bangalôs têm vista para o mar e não ficam devendo nada aos grandes hotéis estrangeiros do mesmo estilo. Vale destacar, também, a gastronomia especial.
O menu foi elaborado pelo chef Laurent Suaudeau, que usou os ingredientes locais para criar combinações perfeitas. E, se você acordou muito tarde para tomar o café da manhã ou gostaria de beliscar alguma coisa fora de hora, não precisa se preocupar. O Ponta dos Ganchos não possui horários fixos para as refeições. Assim, você tem total liberdade para escolher o que quiser, quando quiser.
Fonte: pontadosganchos.com.br
Uma diária no Ponta dos Ganchos durante a alta temporada (fevereiro a abril e o mês de dezembro) pode sair por até 4.720 reais para o bangalô Especial Vila Esmeralda. Portanto, não há dúvidas quanto ao luxo do lugar, não é mesmo?
Conforto em Santorini
As Ilhas Gregas jamais perderão seu charme e, por isso, o hotel Zannos Melathron oferece experiências únicas para cada pessoa que se hospeda por lá. Um bom exemplo é a degustação de vinhos locais organizada pelo próprio hotel-butique para incentivar a cultura local. Outra atração imperdível do Zannos é a vista para a ilha.
Entretanto, algo único é a chegada ao hotel. Ao chegar à praça principal de Pyrgos você pode optar por uma caminhada curta de apenas cinco minutos ou então subir montada nos burros — um meio bastante característico no local.
Fonte: zannos.gr
O valor de uma diária no Zannos Melatron fica em torno de 315 reais. Vale destacar a exclusividade do hotel, já que ele possui apenas 10 quartos para oferecer aos seus hóspedes. Por isso, é bom correr para fazer a sua reserva!
Dublin aconchegante
O Aberdeen Lodge é um hotel-butique um tanto diferente dos outros. Apenas dois quilômetros separam o hotel do centro de Dublin, porém o clima de “cidadezinha do interior” está por todos os lados. Logo ao chegar, você é recebida com chá. Em seguida, pode pedir informações sobre o local para o pessoal da recepção. Sem dúvida, eles vão encorajá-la a alugar um carro para conhecer melhor a região.
Fonte: aberdeen-lodge.com
O balcão do casarão reformado do século 19 é o melhor lugar para se descobrir algo interessante que esteja acontecendo em Dublin. Os principais festivais e shows da Irlanda podem ser ainda mais divertidos se você seguir as recomendações de quem realmente conhece a região. Afinal de contas ninguém indicaria um bom pub irlandês sem ter nascido lá, não é?
As diárias do Aberdeen Lodge vão de 99 a 289 euros, dependendo do quarto que você escolher para a sua estadia.
Nova York personalizada
A cidade que nunca dorme tem inúmeras opções para atender praticamente todos os gostos de seus moradores e milhares de turistas. Com apenas 72 quartos, o The Mave é um hotel-butique perfeito para quem adora a Ilha de Manhattan. Aos moldes do Carlos e do Aberdeen Lodge, este estabelecimento é oferece importantes dicas para conhecer a cidade de um ponto de vista diferente.
Os hóspedes também podem contar com um café da manhã complementar com pães doces, croissants, muffins e o café mais fresco de Nova York. Localizado na Madison Avenue, centro criativo da cidade, o hotel tem tudo para transformar seus hóspedes em verdadeiros new yorkers. Justamente por isso, a equipe do The Mave vai encorajá-la a usufruir dos melhores serviços das redondezas.
Fonte: hemavehotel.com
Se você está planejando levar o seu bichinho de estimação para conhecer a Grande Maçã, não se preocupe, o The Mave aceita cães e gatos sem problema algum. Basta tomar todas as precauções para que o seu amigo viaje tão confortável e saudável quanto você.
Agora que você já tem alguns dos endereços mais confortáveis de todo o mundo, é só começar a planejar a viagem e deixar a diversão por conta das recomendações!