Artes/cultura
06/09/2012 às 16:23•4 min de leitura
Fonte: Shutterstock
Tão difícil quanto escolher roupas e sapatos para organizar uma mala de viagem é a tarefa de selecionar todos os itens de higiene e cuidados pessoais que precisam caber nos nécessaires e estar sempre à mão, mesmo quando estamos longe de casa.
Batons, sombras, remédios, lixas e curativos são alguns dos itens indispensáveis em qualquer ocasião. Ainda, quanto maior for o tempo de viagem, mais cuidados são necessários para escolher todos os produtinhos essenciais para sobreviver em um novo destino.
Cada mulher tem suas técnicas e seus segredinhos na hora de organizar a nécessaire, mas neste feriado você poderá contar com as dicas da personal organizer especializada pela OZ!, Vera Corradi.
Como começar?
A personal organizer Vera Corradi começa lembrando que é fundamental manter bolsas e nécessaires sempre limpas e organizadas. Então, o primeiro passo antes de começar a fazer as malas é selecionar seus nécessaires, escolher quais serão utilizados e limpá-los cuidadosamente.
Fonte: Thinkstock
Se a viagem for curta – como um fim de semana na praia – muitas mulheres conseguem se organizar dentro da própria bolsa. Para isso, a especialista indica os organizadores, que podem ser adaptados em qualquer tipo de bolsa. Ainda, por trazerem várias divisórias, permitem que você guarde tudo o que precisa de maneira organizada, facilitando a busca por um item específico. Outra vantagem de alguns modelos é que os pequenos compartimentos permitem deixar máscaras, esmaltes e outros produtos líquidos corretamente posicionados, o que diminui o risco de vazamentos.
No entanto, é comum que as mulheres elejam bolsinhas individuais para guardar seus itens de beleza e higiene. Para o dia a dia, Vera Corradi recomenda o uso de três nécessaires pequenas: “uma para remédios de uso diário, uma pequena somente com a maquiagem de retoque (batom, máscara, lápis e pó compacto) e uma com produtos íntimos”.
Os elementos básicos
A especialista elege alguns itens de higiene básicos que costumamos usar em casa e, por isso, não podem faltar no nécessaire de viagem. São eles: shampoo, condicionador, leave-in, desodorante, protetor diário, sabonete, creme dental, fio dental, escova de dentes e escova de cabelos.
Entre esses itens, Vera Corradi lembra que os produtos líquidos devem ser embalados em sacos plásticos para evitar vazamentos. “Tenha sempre duas nécessaires na viagem: uma para os produtos líquidos e a outra para produtos secos”, ressalta a especialista, que ainda deixa outra dica fundamental: procure comprar um kit de viagem, que traz frascos em tamanhos menores e assim ocupam menos espaço no seu nécessaire.
Fonte: Thinkstock
Com esses kits, você pode transferir seus produtos preferidos para embalagens pequenas e tê-los sempre por perto. Essa atitude também evita que você carregue embalagens inteiras e acabe por levar mais peso do que o necessário. Tenha em mente ainda que, se você vai viajar de avião, os produtos que serão despachados devem seguir as normas exigidas pela companhia de viagem.
Ainda, existe uma série de produtos que são usados quase que diariamente e não podem ficar de fora da sua bagagem. Quando estiver preparando sua listinha, não se esqueça de levar hidratante, protetor solar, perfume, sabonete íntimo, absorventes e remédios.
Dependendo do tipo de viagem que for realizar, os remédios a serem levados podem mudar. Em geral, tenha sempre a disposição algumas opções para dores de cabeça, cólicas, enjoos e febres, além de eventuais remédios de uso contínuo.
Uma mulher prevenida vale por duas
Toda mulher sabe que no seu dia a dia existe uma série de miudezas que podem fazer toda a diferença caso algum incidente venha a acontecer. Se você vai viajar com crianças, é importante ter curativos e álcool em gel ou antisséptico para remediar machucados.
Quem está com as unhas sempre em dia precisa levar esmaltes, lixa de unhas, alicate de cutículas, algodão e acetona. Para poder estar com o visual sempre em alta, conte também com a ajuda de grampos, elásticos de cabelo e pinça.
Por falar em visual, não existe mulher que abra mão da maquiagem mesmo estando longe de casa. Na hora de escolher seus itens de beleza, dê preferência àqueles que você sempre usa e sabe o resultado que vai obter. De nada adianta, por exemplo, comprar uma base nova e, quando você for usar, descobrir que ela não tem exatamente o tom da sua pele e acabar ficando sem saída para consertar o problema.
Entre batons e sombras, prefira cores básicas, que possam resultar em looks tanto para o dia quanto para a noite. Afinal, quando estamos viajando, o ideal é passar mais tempo aproveitando as atrações do destino, então é fundamental apostar na praticidade.
Quem usa maquiagem regularmente não pode se esquecer de levar lencinhos umedecidos, demaquilantes, pincéis e cotonetes.
Como organizar?
Fonte: Thinkstock
Em um nécessaire pequeno, mantenha os itens mais importantes. Essa bolsinha deve ficar sempre com você e pode até mesmo ser a nécessaire que você carrega diariamente em sua bolsa.
Os itens de higiene podem ser acomodados em uma bolsa maior, como uma frasqueira. Coloque as embalagens em pé e aproveite bem os espaços. Esse nécessaire deve conter itens de uso menos frequente e pode ser despachada na sua bagagem. É equivalente à bolsa de produtos líquidos que a especialista recomenda.
As maquiagens e outros produtos de beleza que precisam estar sempre à mão podem ser guardados em outra bolsinha pequena. Se quiser, coloque os remédios juntamente com as maquiagens. Esse nécessaire também pode ser colocado dentro da mala e equivale à bolsa de produtos secos que a personal organizer indica.
Outras dicas essenciais
Seguindo essas recomendações, certamente você organizará nécessaires mais práticos e terá todos os objetos que precisar sempre à mão. Então, para que você se torne uma expert no assunto, fique com mais algumas dicas da personal organizer Vera Corradi:
Fonte: Thinkstock
Confira também as dicas do TodaEla: