Salmonelas fazem seus hospedeiros comerem mais
165
Compartilhamentos

Salmonelas fazem seus hospedeiros comerem mais

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você comeu algo que estava com cheiro, gosto e aparência normal, mas, mesmo assim, o alimento não caiu muito bem e você acabou com a maior dor de barriga e diarreia? Pode ser que você tenha contraído uma salmonelose, uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonella ssp.

A salmonela é uma bactéria responsável por graves intoxicações alimentares e sua contaminação se dá pela ingestão de material fecal. Isso mesmo! Ela pode ser transmitida por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais ou humanas.

Eca!

E se isso não fez você perder a fome, vale ressaltar que, tal como outras bactérias, a salmonela pode desencadear algumas mudanças comportamentais no hospedeiro, incluindo febre, distúrbios do sono, mudanças no padrão de higiene e perda de apetite, que os especialistas costumam a considerar como "comportamentos de doença".

Olha a danadinha aí!

A novidade é que os cientistas descobriram que um tipo especial de salmonela, a Salmonella Typhimurium, é capaz de produzir substâncias que manipulam o nosso cérebro inibindo a sensação de mal-estar, fazendo então com que o hospedeiro continue se alimentando normalmente.

Sendo assim, os cientistas acreditam que, evolutivamente, esses microrganismos desenvolveram mecanismos para modular os comportamentos do hospedeiro, que, mesmo doente, continua se alimentando e sobrevivendo. E, com isso, ele continua transmitindo a salmonela para outros indivíduos.

 * Este texto foi redigido pela nossa leitora Raquel Sanzovo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.