4 sinais que seu cachorro mostra quando se sente abandonado

27/04/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 27/04/2024 às 12:00

Ok, todos nós amamos os nossos cãezinhos, mas muitas vezes eles nos oferecem muito mais afeto do que recebem. Acontece que, em alguns momentos, a gente acaba sendo um tanto negligente com nossos companheiros sem ao menos notar.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais emitidos pelo seu companheiro canino. Segundo os veterinários, eles costumam manifestar quando estão precisando um pouco mais de carinho.

1. Está destruindo as coisas em casa

Destruir as coisas em casa é um sinal que o cão está se sentindo abandonado. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Destruir as coisas em casa é um sinal que o cão está se sentindo abandonado. (Fonte: Getty Images)

Todo mundo que tem um cachorro já chegou em casa após um longo dia de trabalho e encontrou móveis, portas ou plantas complemente destruídos. Isso é um grande sinal de que ele está se sentindo abandonado.

“Os cães que precisam de mais atenção podem ser destrutivos para sua casa e para eles próprios”, diz a veterinária Rhiannon Koehle, em entrevista ao Reader's Digest. Ela afirma que os cachorros não devem ser deixados sozinhos por mais de seis horas seguidas. A partir daí, eles começam a se sentir negligenciados e a tomar atitudes destrutivas.

Mas saiba que isso pode não apenas estragar os objetos de casa, mas também fazer mal à saúde deles. Há cães, por exemplo, que roem tanto as coisas que acabam danificando os seus dentes.

2. Faz as necessidades fora do lugar

Xixi fora do lugar pode indicar ansiedade. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Xixi fora do lugar pode indicar ansiedade. (Fonte: Getty Images)

Digamos que seu cachorro foi bem treinado para fazer xixi e cocô em um lugar específico e, do nada, ele deixa uma lembrancinha no canto da sala. Diferente do que muita gente pensa, normalmente o cão não está se "vingando", mas manifestando que está se sentindo negligenciado.

A veterinária explica: quando os cães sentem que não estão recebendo atenção suficiente, a ansiedade pode aumentar. Isso, por sua vez, pode resultar em micção e defecação mais frequentes. E é por isso que ele começa a fazer suas necessidades fora de lugar quando você não está.

Mas há outras razões possíveis, como ele estar com alguma doença renal ou incontinência urinária. Por isso, se esse sinal se tornar muito frequente, procure o veterinário.

3. Ele dorme mais que o normal

Sono em excesso significa falta de estímulos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Sono em excesso significa falta de estímulos. (Fonte: Getty Images)

Os cachorros adultos saudáveis costumam dormir cerca de 12 horas por dia. Se o seu bichinho está dormindo muito mais do que isso, pode ser um sinal de abandono. “Alguns cães que se sentem negligenciados podem dormir mais do que o normal”, diz a veterinária Rhiannon Koehle.

Naturalmente, os cães dependem de nós para estimulá-los, como para brincar e se exercitar. Se não são oferecidas atividades, ele pode preferir dormir para passar o tempo. Por isso, é melhor avaliar se ele não está sendo negligenciado.

4. Apresenta sinais de depressão

Tal como os humanos, os cachorros também ficam deprimidos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Assim como os humanos, os cachorros também ficam deprimidos. (Fonte: Getty Images)

Infelizmente, os cães não falam e não podem manifestar sua tristeza pelas palavras. Mas isso não significa que eles não ficam também deprimidos quando não recebem a atenção que merecem.

Como a depressão humana, a depressão canina se manifesta por sintomas vagos, como explica Koehle. Dentre eles pode estar uma falta de interesse em atividades anteriormente prazerosas, mudanças nos comportamentos alimentares, obesidade ou magreza em excesso, sono exagerado ou um comportamento excessivamente pegajoso com o seu dono. Na presença de qualquer um desses sinais, avalie com um veterinário o que pode estar acontecendo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: