Ciência
29/03/2024 às 10:00•4 min de leituraAtualizado em 29/03/2024 às 10:00
Dizem por aí que uma residência sem um bichinho de estimação é apenas uma casa, e não um lar. Essa máxima pode não valer para todos, já que nem todo mundo é obrigado a gostar de ter bichos dentro de casa, além de muita gente ter traumas com cães e gatos, por exemplo. Ainda assim, muita gente não vive sem um amigo ou amiga peludinhos — e é para essa turma que dedicamos este artigo.
Uma das escolhas mais populares de bicho de estimação é o cachorro, mas muita gente acaba ficando na dúvida sobre qual é a melhor raça para ter em apartamento. Afinal, cães geralmente precisam de espaço para correr e brincar, mas a boa notícia é que existem várias raças que podem ser criadas numa boa mesmo em apartamentos, sem a necessidade de um quintal para correr e gastar energia.
Tendo em mente que uma boa parcela da população das grandes cidades vive em apartamentos e quer um bichinho de estimação para trazer mais alegria para a vida e o ambiente, listamos algumas raças de cães bem populares para quem mora em apartamentos.
Primeiramente é importante frisar que existem diferentes variedades de poodles, cada uma com diferentes tamanhos. Para quem mora em apartamento, os ideais seriam o poodle miniatura ou o toy, os menores dentre as variações da raça.
Muito inteligentes, leais e brincalhões, poodles também são razoavelmente fáceis de treinar e são a companhia perfeita para pessoas que têm uma vida bastante ativa. Se você curte sair para dar uma volta pelo bairro, vai adorar sair com um poodle ao seu lado.
Uma ótima escolha para quem mora em apartamentos pequenos é a raça shih-tzu. Muito amigáveis, dóceis e apegados aos tutores, os cães desta raça não precisam de muito espaço para gastar sua pouco energia: brincar de buscar a bolinha algumas vezes já pode ser suficiente para manter o cão saudável.
Um ponto um tanto negativo é a quantidade de pelos que esta raça solta, então não espere que a casa fique sempre limpinha. O tamanho da pelagem batizou a raça: em mandarim, shih-tzu significa "leãozinho". Ah, e os latidos também devem ter contribuído para o apelido fofinho, já que a raça pode latir em excesso.
Para quem busca um cãozinho pequeno, alegre, divertido e que não requer passeios frequentes, o lhasa apso é uma das melhores opções. Bastante dóceis, os cães desta raça se dão bem com ambientes mais apertados como apartamentos.
O que pode dar um trabalho extra é a dificuldade de socialização desta raça com humanos desconhecidos, então é sempre bom ir apresentando seu lhasa para amigos e amigas com bastante calma e tranquilidade para não deixar o cachorrinho estressado. Além disso, esta raça também não costuma se dar muito bem com outros lhasas do mesmo sexo no mesmo ambiente por muito tempo.
Bonitos, companheiros, fofinhos e alegres, os malteses são cães ótimos para quem mora em apartamento e gosta de sair por aí em caminhadas, já que esta raça tem bastante energia e precisa andar bastante para não engordar. Eles também costumam se adaptar muito bem à rotina e ao estilo de vida de seus tutores, o que são pontos bem positivos.
Mas nem tudo são flores: sua bela pelagem pode dar bastante trabalho quando se opta por deixá-la mais comprida, o que pode pesar no bolso. Além disso, esta raça não é exatamente das mais fáceis de adestrar, então é bom ter isso tudo em mente antes de optar por um maltês.
Os famosos salsichinhas são uma boa opção para quem vive em apartamento e quer um cachorro. Sua pelagem curta não costuma dar trabalho, e os cães desta são bastante inteligentes, companheiros e protetores de seus tutores.
Porém, dachshunds têm um probleminha: seu temperamento pode mudar de uma hora para a outra, já que a raça apresenta bastante variação de humor. Eles também são bem bagunceiros e muito teimosos. Ah, e eles também latem bastante. Mas nada disso tira o charme dos salsichinhas!
Uma raça ótima com crianças, o Jack Russel é o cão ideal para quem realmente curte sair de casa com frequência. Afinal, esta raça de cães de caça tem energia de sobra e requer muita brincadeira, exercícios e passeios frequentes.
Para quem vive uma vida mais sedentária, é melhor passar longe de cães desta raça. Mas se não for este o caso, escolher um Jack Russel como bicho de estimação pode ser a melhor escolha, já que são muito carinhosos, leais, inteligentes e protetores.
Ok, ok, aqui fugimos um pouco da categoria "cães de raça", mas é impossível falar sobre cães sem citar o bom e velho vira-lata caramelo, um verdadeiro patrimônio brasileiro. Também conhecidos como cães sem raça definida (SRD), os vira-latas nada mais são do que cachorros de raças mistas cuja origem é desconhecida, carregando traços genéticos de diferentes raças. Os SRD costumam ter bastante personalidade, mas, em geral, são ótimas companhias.
Um ponto muito positivo é que a manutenção de um vira-lata costuma ser muito mais barata do que a de um cachorro de raça, que muitas vezes precisa de banhos semanais ou cuidados especiais que podem tomar uma boa parte do seu orçamento. Além disso, ter um vira-lata é muito fácil: em qualquer feirinha de adoção você pode encontrar seu novo melhor amigo ou amiga.
Agora é pensar bastante sobre o que você espera do seu amiguinho ou amiguinha de quatro patas e tomar a decisão com sabedoria e responsabilidade. Afinal, cães não são objetos, são criaturinhas vivas cheias de amor para dar e merecem muito carinho, cuidados e atenção!